quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Apps for Good – 4.ª Edição


Em 2017/2018, terá lugar a 4.ª edição da iniciativa Apps for Good. Trata-se de um programa internacional - lançado em Portugal no ano letivo 2014/15 - desenvolvido pelo CDI Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) no contexto do qual, ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem trabalho em equipa com o objetivo de identificar problemas sociais com os quais se deparam no seu dia-a-dia e desenvolver soluções através da criação de aplicações para dispositivos móveis.
As equipas interessadas poderão realizar o preenchimento do formulário disponível em: 
http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/797714/lang/pt, até ao dia 18 de setembro de 2017


As escolas poderão participar através de equipas multidisciplinares de Professores (de todas as áreas disciplinares) ou de alunos. No caso, dos docentes, é aconselhado um mínimo de dois professores por escola. Apesar de o nome do projeto - Apps for Good – remeter para uma ideia de projeto de programação, chama-se a atenção para o facto de ser um projeto multidisciplinar envolvendo áreas que levam ao desenvolvimento das competências transversais e competências técnicas, tais como a criatividade, o planeamento de projeto, o design, o modelo de negócio, a comunicação das ideias, o marketing, o trabalho em equipa, entre outras,
No caso dos alunos, estes deverão frequentar entre o 5.º e o 12.º ano de escolaridade e poderão possuir conhecimentos em programação (não é obrigatório). O Apps for Good está desenhado para dar resposta a 4 níveis de dificuldade, dando oportunidade aos alunos sem conhecimentos na área de terem um primeiro contacto com as tecnologias e, ainda, dar a oportunidade aos alunos com experiência de evoluírem na área da programação.
Relativamente ao acompanhamento e suporte aos participantes, será garantida formação certificada aos professores, apoio direto através de visitas às escolas do projeto (a participar pela primeira vez) e apoio a distância.
Outras informações acerca do projeto estão disponíveis em:

Sem comentários:

Enviar um comentário