quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Jovens Investigadores portugueses do Ensino Secundário, na final europeia do European Union Contest for Young Scientists


Jovens Investigadores, estudantes do Ensino Secundário, estão a representar Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists, em Tallinn, na Estónia, de 22 a 27 de setembro.


Três alunos do 12º ano do Colégio Luso-Francês, Eduardo Nogueira, Francisca Martins e Gabriel Silva estão a representar Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists [EUCYS], a qual vai disputar-se em Tallinn, na Estónia, de 22 a 27 de setembro.

O EUCYS é organizado pela Direção Geral da Investigação e da Inovação da Comissão Europeia e integra-se no plano de atividades de «Ciência para e com a Sociedade» da instituição. O concurso conta já com 28 edições e visa promover os ideais de cooperação e de intercâmbio entre jovens cientistas, através de uma mostra anual da melhor investigação desenvolvida por estudantes europeus pré-universitários.
Os alunos concorrem com o projeto Sea Heals Soil (sheals), que iniciaram há 3 anos, no contexto do qual desenvolveram um fungicida natural à base de uma macroalga da costa portuguesa, Corallina sp., para inibir o crescimento do microrganismo (P. cinnamomi), fitopatogénico responsável pela doença-da-tinta em inúmeras espécies florestais.
O projeto tem marcado presença em vários eventos científicos nacionais e internacionais:
4th European Marine Science Educators Association Conference [Belfast, Irlanda, 2015];
XVII Concurso Internacional Ciencia en Acción [Algeciras, Espanha, 2016];
13º Concurso Ciência Na Escola [Pinhal Novo, Portugal, 2016];
14th International Conference on Hands-on Science [Braga, Portugal, 2017];
25º Concurso Jovens Cientistas e Investigadores [Porto, 2017]; FCT Nova Challenge [Lisboa, 2017]
e 7ª. Feira de Ciências Hands on Science [Viana do Castelo, 2017].
De todas estes eventos, os alunos trouxeram vários prémios e no âmbito Concurso Jovens Cientistas e Investigadores a representação de Portugal na final europeia do European Union Contest for Young Scientists [EUCYS].
Aos Jovens Cientistas a DGE deseja o maior sucesso na final europeia do [EUCYS].

Sem comentários:

Enviar um comentário