sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A VOAR para o sucesso…



O Projeto VOAR foi concebido pelo Serviço de Apoio à Melhoria da Escola (SAME), da Universidade Católica do Porto, e pretende aprofundar o conhecimento sobre estilos de aprendizagem, tipo de participação dos alunos na vida da sala de aula, natureza dos materiais didáticos usados, métodos e estratégias de ensino e avaliação dos docentes. Tem por objetivo caracterizar a perceção que os alunos têm do funcionamento da sala de aula em termos de práticas pedagógicas e de aprendizagens realizadas, através da recolha do ponto de vista dos alunos sobre as práticas pedagógicas mais e menos eficazes e as melhorias das práticas de ensino desejadas pelos alunos.(…)


O Agrupamento de Escolas de Maximinos fez a sua adesão a este projeto no pressuposto das vantagens daí inerentes. Por um lado, dá-se importância ao conhecimento sobre o modo de funcionamento da escola na dimensão mais relevante da mesma – interação e eficácia na sala de aula. Por outro lado, é um sinal claro da intencionalidade da escola em melhorar as suas práticas.
Esta procura da melhoria contínua encetada há alguns anos tem dado os seus frutos. De facto, temos assistido ao acréscimo das taxas de sucesso escolar e à obtenção pelos nossos alunos de ótimos resultados escolares nas provas externas, nomeadamente no final do 3º ciclo e no ensino secundário. Estes resultados ainda são mais interessantes a partir do conhecimento que temos dos níveis sócio-económico e cultural das famílias dos nossos alunos em termos médios.
E na medida em que queremos continuar este processo de melhoria, o investimento nas estratégias eficazes ao nível da sala de aula é um passo  importante para se perceber que a reforma da escola e as características de escolas bem-sucedidas não são lineares. O processo de melhoria da escola é complexo e os resultados não ocorrem em passos definidos ou numa ordem sequencial. É pois, neste sentido, que todos os atores da comunidade educativa são desafiados pelos esforços para melhorar a escola, nomeadamente a qualidade da sua aprendizagem.
Este momento apela ao desenvolvimento de um objetivo claro para a melhoria como se de uma “viagem” se tratasse. Quando as pessoas compreendem, com clareza, para onde se dirigem e têm um bom mapa para lá chegar, a viagem transforma-se numa agradável e valiosa experiência de aprendizagem. É importante mencionar que o objetivo tem por base a resposta à pergunta: “Onde estamos neste momento?”. E esta resposta só poderá ser dada por uma monitorização eficaz e em tempo útil.
Assim, a monitorização do Projeto FREI que incide sobre os dados relativos ao desempenho dos alunos, das ações concretas e das perceções de professores e restante comunidade educativa, colhe no Projeto VOAR uma possível ajuda que facilite a tomada de decisões conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem deste Agrupamento, pois os dados recolhidos tornam-se numa base que serve para identificar áreas de excelência e de défice.

 Virgílio Rego da Silva 
Coordenador do Projeto FREI

Fernanda Santos
Monitorização e Avaliação FREI

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