O Projeto VOAR foi
concebido pelo Serviço de Apoio à Melhoria da Escola (SAME), da Universidade
Católica do Porto, e pretende aprofundar o conhecimento sobre estilos de
aprendizagem, tipo de participação dos alunos na vida da sala de aula, natureza
dos materiais didáticos usados, métodos e estratégias de ensino e avaliação dos
docentes. Tem por objetivo caracterizar a perceção que os alunos têm do
funcionamento da sala de aula em termos de práticas pedagógicas e de
aprendizagens realizadas, através da recolha do ponto de vista dos alunos sobre
as práticas pedagógicas mais e menos eficazes e as melhorias das práticas de
ensino desejadas pelos alunos.(…)
O Agrupamento de
Escolas de Maximinos fez a sua adesão a este projeto no pressuposto das
vantagens daí inerentes. Por um lado, dá-se importância ao conhecimento sobre o
modo de funcionamento da escola na dimensão mais relevante da mesma – interação
e eficácia na sala de aula. Por outro lado, é um sinal claro da
intencionalidade da escola em melhorar as suas práticas.
Esta procura da
melhoria contínua encetada há alguns anos tem dado os seus frutos. De facto,
temos assistido ao acréscimo das taxas de sucesso escolar e à obtenção pelos
nossos alunos de ótimos resultados escolares nas provas externas, nomeadamente
no final do 3º ciclo e no ensino secundário. Estes resultados ainda são mais
interessantes a partir do conhecimento que temos dos níveis sócio-económico e
cultural das famílias dos nossos alunos em termos médios.
E na medida em que queremos
continuar este processo de melhoria, o investimento nas estratégias eficazes ao
nível da sala de aula é um passo importante para se perceber que a reforma da
escola e as características de escolas bem-sucedidas
não são lineares. O processo de melhoria da escola é complexo e os resultados
não ocorrem em passos definidos ou numa ordem sequencial. É pois, neste
sentido, que todos os atores da comunidade educativa são desafiados pelos
esforços para melhorar a escola, nomeadamente a qualidade da sua aprendizagem.
Este momento apela ao desenvolvimento de um objetivo
claro para a melhoria como se de uma “viagem” se tratasse. Quando as pessoas
compreendem, com clareza, para onde se dirigem e têm um bom mapa para lá chegar,
a viagem transforma-se numa agradável e valiosa experiência de aprendizagem. É
importante mencionar que o objetivo tem por base a resposta à pergunta: “Onde
estamos neste momento?”. E esta resposta só poderá ser dada por uma
monitorização eficaz e em tempo útil.
Assim, a monitorização do Projeto FREI que incide sobre
os dados relativos ao desempenho dos alunos, das ações concretas e das
perceções de professores e restante comunidade educativa, colhe no Projeto VOAR
uma possível ajuda que facilite a tomada de decisões conducentes à melhoria do
ensino e da aprendizagem deste Agrupamento, pois os dados recolhidos tornam-se
numa base que serve para identificar áreas de excelência e de défice.
Virgílio
Rego da Silva
Coordenador do Projeto
FREI
Fernanda Santos
Monitorização e Avaliação FREI
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