"Corre um aviso de sala em sala que passa pelas turmas de 9.º ano para uma reunião, no auditório da escola com o Sr. Diretor. Dias depois, os alunos das turmas anunciadas percorrem o caminho até ao local, onde me encontro já à sua espera. Passam por cartazes afixados nas paredes da escola com estímulos positivos e frases alusivas aos exames. Muitas delas com fotos de alunos.
Chegam ansiosos, acompanhados pelos diretores de turma e com a ignorância do que lhes vou falar.
Os seus olhos fixados nos meus. À porta, cumprimentam-me. Entro no fim. O
momento é quase mítico.
Há um silêncio
gélido na grande sala. Começo sem hesitar: “Este é um dos anos mais
importantes das vossas vidas. Agarrem-no!
Este ano temos exames nacionais e é disso que vos venho falar. Cabe-vos a vós
aproveitar esta oportunidade que está a chegar…Peçam ajuda aos vossos
professores, venham às sessões de apoio, quando não tiverem aulas,.. estamos cá
todos para vos ajudar, neste que é um
dos anos mais importantes das vossas vidas, o futuro é vosso e é vossa a
escolha que fizerem… amanhã nos exames nacionais. Vamos fazer história,
abandonar de vez os maus resultados e orgulhar-nos da nossa escola, dos nossos
alunos. Eu sei que vocês conseguem.
No fim,
passados 45 minutos a ouvir falar o Sr. Diretor sobre a importância da escola e
dos exames nacionais, abandonam a sala calados e introspetivos. Seguros do que
querem, numa fila organizada, estendem à vez as suas mãos à minha, com os olhos
dentro dos meus: Obrigado Sr. Diretor!
Valeu a pena. Toquei-os."
Pedro Florêncio, Diretor do Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Santiago
"Num contexto em que, muitas das famílias dos alunos, pouca importância
atribuem à aprendizagem escolar, o facto de o diretor da escola se ter lembrado
de falar diretamente aos alunos sobre a importância para a escola da vitória de
cada um no exame, parece-nos uma estratégia que, a par de outras, pode
contrariar a desmotivação de muitos e reforçar a motivação de alguns, pode
ajudar a mudar atitudes perante a escola.
A investigação educacional vem chamando a atenção para o impacto da
liderança de topo na melhoria das aprendizagens dos alunos. Estas conversas do
Diretor com os alunos, não sendo ameaças (se
chumbas, …), antes apelando em termos individuais (é o ano mais importante das vossas vidas) a uma vitória de todos (a escola tornar-se-á a melhor) são algo
de relativamente inovador.
O líder transformacional
aumenta o grau de compromisso dos seguidores para com a visão, a missão e os
valores organizacionais comuns ao enfatizar a relação entre os esforços dos
seguidores e o alcançar das metas organizacionais. … (Castanheira e Costa,
2007)
Vitor Alaiz, 6fev2013
Sem comentários:
Enviar um comentário