Dicas para pais
Porque os
pais são os primeiros educadores; porque é importante aprender a exercer cada
vez melhor a responsabilidade parental; porque o diálogo escola-família é algo
de fundamental para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes; porque o
sucesso escolar começa em casa, no modo como a família se interessa e implica
no trabalho escolar; porque o conhecimento aumenta as probabilidades de sermos
melhores, disponibilizamos semanalmente uma rúbrica dicas para pais que pretende de forma simples e despretensiosa
disponibilizar informação pertinente para ação dos pais.
José Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
As Inteligências e a Educação
Era uma vez um grupo de cegos à beira
de uma estrada, que se deteve para observar um elefante.
Um deles segurou a perna do
paquiderme e exclamou: — O elefante é como uma palmeira, redondo e áspero.
— Que disparate — disse o mais baixo,
tocando no dorso do animal — é como um muro alto e rugoso, bastante longo.
— Ambos se enganam — retorquiu o
terceiro, que apertava a tromba do mamífero — este animal é idêntico a uma
serpente!
O animal seguiu o seu caminho e os
cegos permaneceram à beira da estrada, discutindo.
O que o elefante, de facto, era nunca
vieram a saber.
(Adaptação de uma
história do folclore hindu)
Segundo
Howard Gardner, todo o indivíduo normal é capaz de atuar em várias áreas
intelectuais diferentes. Esta teoria constitui uma alternativa à visão
monolítica da inteligência como uma capacidade geral e única, frequentemente
associada às habilidades linguística e lógico-matemática. Investigações recentes
apontam também a importância das emoções no desenvolvimento pessoal, contribuições
que se inserem no âmbito da Inteligência Emocional.
Conte
esta história hindu ao seu filho, para lhe mostrar como a realidade é muitas
vezes mais ampla do que aquilo que percepcionamos. O mesmo se
passa com o conceito de inteligência, que, à medida que a investigação avança,
se revela cada vez mais integrador.
Howard
Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, define inteligência como
habilidade para resolver problemas ou criar produtos significativos, em
diferentes ambientes culturais.
Identifica
assim vários tipos de inteligência, a saber: linguística, lógico-matemática,
musical, espacial, naturalista, cinestésica, interpessoal e intrapessoal.
Segundo o investigador, todos os seres humanos dispõem destas
competências intelectuais em graus variados, que podem ser combinadas
na resolução de situações concretas.
Sugestão: Procure descobrir as inteligências do seu filho e
valorize o potencial de desenvolvimento que nele existe.
(a
partir de José Matias Alves e Maria João Leite (2005). Sucesso na Escola)
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