Realizou-se, no dia 20 de fevereiro, no auditório da Escola Secundária/3 Garcia de Orta, o Encontro Coordenadores TEIP de um grupo de escolas da zona norte. O sentido de ação - reflexão em torno das lideranças intermédias:
Conselho Pedagógico, o papel dos coordenadores/ subcoordenadores, enquanto agentes mobilizadores envolvidos e implicados na ação pedagógica.
Os conselhos de turma, como espaços de reflexão, discussão e ação, focados na melhoraria e inovação do processo ensino-aprendizagem.
O diretor de turma, na proximidade com o aluno, potenciando espaços de diálogo e de escuta.
Esta iniciativa contou com testemunhos de professores que partilharam projetos, dinâmicas, estratégias, evidenciando as boas práticas que registam como significativas para a melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares.
Rui Trindade, consultor da FPCEUP, sublinhou a relevância destes encontros, alertando para a importância de divulgar e dar a conhecer o que de bom e de bem se faz em muitas escolas TEIP, nomeadamente, os projetos que se apresentam como soluções para as dificuldades encontradas. A escola deve procurar monitorizar e avaliar as suas práticas. Abrem-se novos caminhos e possíveis desafios.
Cristina Palmeirão, consultora da UCP, frisou que as escolas estão a fazer um trabalho diferenciado de autodesenvolvimento. A questão de ensinar, de aprender e a comunicação no sentido de resolver os seus problemas foi a tónica. A escola deve preocupar-se com a qualificação das aprendizagens dos seus alunos. Analisamos os documentos, conhecemos a nossa realidade para se fazer diferente. É importante onde se quer chegar, conhecer as metas, produzir conhecimento e levá-lo à comunidade. Que dispositivos de monitorização foram convocados para medir a realidade? Este olhar é importante, mas é no terreno que os dilemas se resolvem. Esta partilha de projetos é fundamental e serve para nos inspirarmos.
A motivação pela inspiração pode fazer a diferença!
Acredito na partilha e nas redes!
No final, o pensamento de Hargreaves “A sustentabilidade está basicamente centrada no desenvolvimento e na preservação daquilo que interessa, alastra e perdura, de forma a criar relações positivas e desenvolvimento entre as pessoas, sem prejudicar os outros no momento presente ou no futuro.”
in, As escolas face aos novos desafios, Hargreaves, 2006
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