segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Em resposta a António Gambôa - diretor do agrupamento de Escolas da Damaia

Luísa Lima, Professora do ISCTE-IUL e consultora externa do Programa TEIP,  sublinha a importância da criação de rotinas qualificantes, como forma de melhoria da escola.

"A ideia de desenvolvimento de rotinas qualificantes a que se refere o Prof. Gamboa é uma boa maneira de olhar para os desafios que as Escolas e agrupamentos TEIP têm pela frente.  
Primeiro, porque as rotinas são formas importantes de consolidar e incorporar a aquisição de novas competências funcionais – e as mudanças que pretendemos nas comunidade TEIP são isso mesmo: mudanças interiorizadas.
Depois, porque o processo de criação de rotinas não se faz de um momento para o outro, mas exige tempo e persistência – tal como as mudanças em que trabalhamos nas comunidades TEIP.
Também, porque, para haver qualificação das rotinas, é preciso reflectir sobre as práticas e interagir com outros, partilhando boas práticas e definindo metas - como fazemos dentro da Comunidade TEIP.
E finalmente, porque esses processos de desenvolvimento só chegam a tornar-se em rotinas qualificantes se a comunidade educativa partilhar os valores e a missão do agrupamentos mas também se houver uma base conceptual que apoie a escolha dos caminhos a seguir -  e aqui os amigos críticos dos agrupamentos TEIP podem ter um papel relevante. "

                                                        Luisa Pedroso de Lima pela Equipa TEIP de Amigos Críticos do ISCTE-IUL

Sem comentários:

Enviar um comentário