sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

AE TEIP de Sines é uma das dez escolas portuguesas com o Selo Escola Intercultural


O Agrupamento de Escolas de Sines foi reconhecido pelas suas boas práticas interculturais pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e pela Direção-Geral de Educação. 

A EPIPSE felicita o agrupamento de Sines e desafia outros agrupamentos a divulgar boas prestações e as boas práticas que vão sendo desenvolvidas ao longo do país.


.

Programa TEIP indicado como um dos Programas que contribuiu para a diminuição da violência nas escolas portuguesas.


Dados divulgados, ontem, na apresentação do Relatório Segurança nas Escolas que decorreu na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, indicam que a violência nas escolas portuguesas está a diminuir. Esta é a principal conclusão da análise dos registos de ocorrências (plataforma de registo eletrónico de ocorrências) verificadas nas escolas públicas portuguesas nos anos letivos de 2011-2012 e 2012-2013.
As principais conclusões salientam:
- uma redução generalizada de ocorrências reportadas nos anos letivos de 2011-2012 e 2012-2013;
- o progresso das escolas no controlo de situações que afetam a segurança das suas comunidades escolares;
- o aumento do número de escolas que não participou qualquer ocorrência (94% em 2011-2012 e 95,5% em 2012-2013);
- que as ocorrências aconteceram maioritariamente durante o período normal de funcionamento das atividades letivas;
- a sala de aula como sendo o contexto em que se verifica o maior número de ocorrências;
- que as ocorrências que conduziram a participação junto de entidades externas, nomeadamente autoridades policiais, judiciais e CPCJ, representam sensivelmente cerca de 1/3 do total das ocorrências;
- uma diminuição do número de ocorrências na generalidade dos distritos, com maior nível de ocorrências em Lisboa, Porto e Setúbal.
Entre os vários fatores que justificam esta redução incluem-se as medidas promovidas e concretizadas pelo MEC que pretendem promover o sucesso escolar e a prevenção do abandono escolar: “Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), o Programa Mais Sucesso Escolar, o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) em articulação com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, ou o Programa Escolhas, promovido pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I. P (ACIDI).”

Nas vossas escolas, com o objetivo de diminuir os problemas de indisciplina e violência, bem como os seus efeitos, que ações/boas práticas têm vindo a ser implementadas?

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Partilhar para melhorar - Caminhos Trilhados

"O Agrupamento de Escolas de Resende (AER), no âmbito da ação “Partilhar para melhorar - Caminhos Trilhados”, tem dinamizado diferentes sessões de sensibilização com os objetivos gerais de dar a conhecer aos alunos outras dinâmicas que estimulem a partilha de saberes e de os motivar no relançamento de projetos de vida e estudo.
Nestas sessões são apresentados testemunhos de vida de pessoas de reconhecido mérito pessoal e profissional. Uma destas sessões contou com a participação da Dr.ª Teresa Branco que partilhou com os presentes: alunos; professores AER; consultora externa do AER no âmbito do projeto TEIP; Vereadoras dos Pelouros da Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Resende e a Direção do AER, o seu percurso de vida associado ao empreendedorismo. A sua apresentação sensibilizou- os para as questões sociais. Com a visualização do documentário "Quem se importa?" foram elencados alguns exemplos de projetos empreendedores e apresentados testemunhos de empreendedores sociais, que despertaram o sentir do quanto cada um de nós, à sua escala, poderá contribuir para um mundo melhor. Todos temos um grande potencial que necessita de ser canalizado para as necessidades que diariamente emergem bem perto de nós.
Nesta ação "Partilhar para melhorar - Caminhos Trilhados", a partilha de experiências de vida tem constituído um marco de referência. Cada um dos palestrantes convidados, com percursos de vida dignificantes, tem contribuido para o enriquecimento de todos. Desta forma, nas quatro sessões já realizadas muitos foram os ensinamentos que contribuíram para o trabalho a desenvolver no futuro, permitindo a redefinição de caminhos "a trilhar".

Carla Costa
Agrupamento de Escolas de Resende





quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Projeto Go-Lab: Aulas de Laboratório Remoto e Simulações Virtuais


O projeto Go-Lab (Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School) disponibiliza a professores e alunos de diferentes países laboratórios científicos virtuais e modelos em linha. Os alunos terão a possibilidade de realizar experiências personalizadas, utilizando instrumentos científicos avançados, e ganhar prática em ciência. Os professores podem enriquecer as suas atividades de sala de aula com demonstrações ao vivo e disseminar as melhores práticas e metodologias na comunidade pedagógica do Portal Go-Lab. Os modelos disponibilizados em linha (laboratórios remotos e simulações virtuais) de laboratórios científicos reais são fornecidos por instituições e organizações de pesquisa e renome, como o CERN, o NUCLIO e a ESA.

http://www.go-lab-project.eu/frontpage



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Aluno do Agrupamento de Escolas TEIP de Torrão venceu o 9.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos


"Filipe Bruno, aluno do 9.º A, venceu o 9.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, na categoria Avanço – 3.º ciclo, no passado dia um de março, na Arena d’Évora.
O jovem torranense defrontou nove adversários, não tendo sofrido nenhuma derrota.
Visivelmente emocionado, Filipe Bruno declarou ter sido “uma experiência inesquecível” e uma sensação “maravilhosa”, pois foi a sua primeira participação neste campeonato.
O jogo “Avanço” foi, este ano, jogado, pela primeira vez, pelos alunos do 3.º ciclo, já que anteriormente estava disponível apenas no secundário. Para o campeão nacional, “não foi difícil”, uma vez que “se assemelha muito às damas”.
Coordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Joaquim Lizardo

A EPIPSE felicita o Filipe Bruno e o agrupamento do Torrão e desafia outros agrupamentos a divulgar boas prestações e as boas práticas que vão sendo desenvolvidas ao longo do país.



Uma escola reflexiva


Segundo Alarcão (2000), ”Uma escola reflexiva é uma organização que continuamente se pensa a si própria, na sua missão social e na sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade num processo simultaneamente avaliativo e formativo”.
No mesmo sentido, Firmino (2009) refere que uma organização reflexiva estuda a estratégia para identificar os pontos fortes e fracos, a liderança e o mercado, traça-se o caminho futuro, que será percorrido com avaliações, correções e controlos, conduzindo-a à mudança sustentada, onde a monitorização torna-se indispensável.

Nesta perspetiva consideram que, no âmbito do TEIP, o Plano de Melhoria contribui para uma escola mais reflexiva?

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Escola Secundária de S.Pedro da Cova participa no programa "Young VolunTeam"


"Os alunos do 12º A da Escola Secundária de S. Pedro da Cova, uma escola TEIP de Gondomar, candidatou-se ao programa "Young VolunTeam", tendo sido selecionados para realizar uma formação em voluntariado, que terão de reproduzir na comunidade escolar.
A candidatura a este programa surgiu como resposta ao desafio da Diretora da escola, dado tratar-se de alunos que, habitualmente, promovem iniciativas de solidariedade e voluntariado (recolha de bens alimentares, roupas, brinquedos, etc) em favor de famílias de alunos da escola mais carenciadas ou em favor de instituições.
Estes alunos, que constituem a equipa "Giving Smiles" do programa "Young VolunTeam", já delinearam algumas atividades a realizar proximamente: angariação de bens alimentares, angariação de comida para animais a entregar no canil de Gondomar, dia da limpeza no canil, companhia a idosos, entre outras. Das atividades já realizadas, a equipa já recebeu o feedback dos beneficiários: agradecimento, por escrito, por parte dos hospitais / doentes e instituições que receberam os trabalhos / as dádivas.
O que move estes jovens alunos do 12º ano? A resposta é simples: a equipa "Giving Smiles" decidiu envolver-se neste programa porque desde cedo sentiu as dificuldades de algumas pessoas do meio onde vive e também porque decidiu acolher as ideias de uma das ações TEIP existentes na escola - "Projeto Educar para a Saúde".

Albina Dinis
Coordenadora TEIP


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ministério da Educação e Ciência (MEC) e a RTP lançam site destinado a ajudar alunos, professores e pais no momento de aprender.

Foi assinado o protocolo de colaboração para o lançamento e consolidação do projeto “Ensina”, um site de “divulgação de conteúdos audiovisuais ligados a diversas temáticas da área da educação e vocacionado para alunos, professores, pais e público em geral”.

Através de programas já emitidos ou novos conteúdos, o “Ensina" pretende ser uma ferramenta de “consulta rápida e acessível“ que destaca conteúdos que privilegiem a língua, a cultura e a ciência em português. O portal  começa por ter 800 conteúdos formativos e de caráter pedagógico distribuídos por vários temas.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Webinar- A importância das lideranças no sucesso educativo


Neste webinar a oradora debruça-se sobre os efeitos significativos das lideranças na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos, e na qualidade das organizações educativas. Aborda ainda parte da sua experiência profissional relativamente aos cargos que desempenhou.

http://webinar.dge.mec.pt/


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Agrupamento de Escolas TEIP de D. Luís de Ataíde no alinhamento do Magazine de Desporto Escolar

A RTP 2 vai transmitir o Magazine de Desporto Escolar, sábado, dia 11 de Janeiro de 2014, a partir das 15H00, com a presença do atleta olímpico Marcos Chuva. Nesta transmissão serão contemplados os seguintes eventos desportivos: Dia do Mar- Lançamento dos Centros de Formação Desportiva; Torneio de Abertura de Desporto Adaptado na Piscina de Ondas da RTA, em Amarante; 1.º Encontro de Voleibol Infantil Feminino – Sto António dos Cavaleiros; 1.º Encontro de Tiro com Arco na Póvoa de S.to Adrião; Corta –mato do Agrupamento de Escolas de Seia; Plano de Água: Centro de Formação Desportiva do Agrupamento de Escolas de D. Luís de Ataíde, Peniche.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ATEE Annual Conference 2014 - Transitions in Teacher Education and Professional Identities


Em Agosto de 2014 a Universidade do Minho receberá a Conferência Anual da Associação para a Formação de Professores na Europa (2014). Esta associação tem como principais objetivos contribuir para melhorar a qualidade da formação dos professores Europeus apoiando o seu desenvolvimento profissional.
Este ano a Conferência focar-se-á no tema Transições na Formação de Professores e Identidade Profissional, visando promover a discussão e a partilha de pesquisas com pessoas de todo o mundo. Neste sentido entre Fevereiro e Março, educadores, professores, futuros professores e outros profissionais na área da Educação podem apresentar propostas de investigações para serem apresentadas na Conferência.

No universo dos agrupamentos e escolas não agrupadas TEIP, algum Diretor / Presidente de CAP, Professor ou Técnico pensa participar?

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Formação Metas Curriculares de Português: Inscrições Abertas

Encontram-se abertas as inscrições para uma nova fase de formação a realizar no âmbito da implementação das Metas Curriculares de Português. Esta formação realizar-se-á na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e tem como destinatários os professores do 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico.
As inscrições estão abertas até ao dia 26 de janeiro de 2014, inclusive, e podem inscrever-se todos os docentes a lecionar Português no 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico.



segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Encontro de TEIP (em rede)

Reconhecendo as vantagens do trabalho em rede, a EPIPSE lançou, no início do ano letivo, o desafio aos Agrupamentos TEIP de criarem as suas redes de partilha e discussão.
Neste sentido, no dia 20 de novembro, os agrupamentos de escolas de Cristelo, D. Pedro I, D. Sancho I, Frazão, Óscar Lopes, Paço de Sousa, Paredes, Pedome, Pinheiro e Sande estiveram reunidos, na Escola sede do AE de Cristelo, para definir as linhas de atuação da rede que formaram, assumindo assim a importância da mesma, enquanto estrutura potenciadora de comunicação, reflexão e partilha das boas práticas realizadas no seio dos vários agrupamentos.
Dos assuntos tratados há a destacar o relevo dado às ações de capacitação. Os presentes acordaram criar um “Plano Conjunto da Rede”, PCR, constituído por 3 ações de formação acreditadas a desenvolver no presente ano letivo. As ações propostas deverão abranger os 3 domínios propostos pela DGE: Gestão da Sala de aula, Supervisão Pedagógica e Monitorização/Avaliação.

O PCR não invalida que a Rede possa desenvolver, em partilha, outros seminários ao longo do ano, com a participação dos elementos interessados.

É ainda de salientar que estas ações conjuntas não pretendem substituir o plano de capacitação interno de cada Agrupamento, mas complementá-lo.

A próxima reunião, com data marcada para o próximo dia 19 de fevereiro de 2014, na Escola Secundária D. Sancho I, poder-se-á transformar num seminário onde, entre outras propostas, será apresentado o Projeto Híbrido de Diferenciação Pedagógica do AE de Pedome, com a participação dos Coordenadores do 1º ciclo, entre outros.