segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Encontro de TEIP (em rede)

Reconhecendo as vantagens do trabalho em rede, a EPIPSE lançou, no início do ano letivo, o desafio aos Agrupamentos TEIP de criarem as suas redes de partilha e discussão.
Neste sentido, no dia 20 de novembro, os agrupamentos de escolas de Cristelo, D. Pedro I, D. Sancho I, Frazão, Óscar Lopes, Paço de Sousa, Paredes, Pedome, Pinheiro e Sande estiveram reunidos, na Escola sede do AE de Cristelo, para definir as linhas de atuação da rede que formaram, assumindo assim a importância da mesma, enquanto estrutura potenciadora de comunicação, reflexão e partilha das boas práticas realizadas no seio dos vários agrupamentos.
Dos assuntos tratados há a destacar o relevo dado às ações de capacitação. Os presentes acordaram criar um “Plano Conjunto da Rede”, PCR, constituído por 3 ações de formação acreditadas a desenvolver no presente ano letivo. As ações propostas deverão abranger os 3 domínios propostos pela DGE: Gestão da Sala de aula, Supervisão Pedagógica e Monitorização/Avaliação.

O PCR não invalida que a Rede possa desenvolver, em partilha, outros seminários ao longo do ano, com a participação dos elementos interessados.

É ainda de salientar que estas ações conjuntas não pretendem substituir o plano de capacitação interno de cada Agrupamento, mas complementá-lo.

A próxima reunião, com data marcada para o próximo dia 19 de fevereiro de 2014, na Escola Secundária D. Sancho I, poder-se-á transformar num seminário onde, entre outras propostas, será apresentado o Projeto Híbrido de Diferenciação Pedagógica do AE de Pedome, com a participação dos Coordenadores do 1º ciclo, entre outros.












Sem comentários:

Enviar um comentário