sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Programa TEIP indicado como um dos Programas que contribuiu para a diminuição da violência nas escolas portuguesas.


Dados divulgados, ontem, na apresentação do Relatório Segurança nas Escolas que decorreu na Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa, indicam que a violência nas escolas portuguesas está a diminuir. Esta é a principal conclusão da análise dos registos de ocorrências (plataforma de registo eletrónico de ocorrências) verificadas nas escolas públicas portuguesas nos anos letivos de 2011-2012 e 2012-2013.
As principais conclusões salientam:
- uma redução generalizada de ocorrências reportadas nos anos letivos de 2011-2012 e 2012-2013;
- o progresso das escolas no controlo de situações que afetam a segurança das suas comunidades escolares;
- o aumento do número de escolas que não participou qualquer ocorrência (94% em 2011-2012 e 95,5% em 2012-2013);
- que as ocorrências aconteceram maioritariamente durante o período normal de funcionamento das atividades letivas;
- a sala de aula como sendo o contexto em que se verifica o maior número de ocorrências;
- que as ocorrências que conduziram a participação junto de entidades externas, nomeadamente autoridades policiais, judiciais e CPCJ, representam sensivelmente cerca de 1/3 do total das ocorrências;
- uma diminuição do número de ocorrências na generalidade dos distritos, com maior nível de ocorrências em Lisboa, Porto e Setúbal.
Entre os vários fatores que justificam esta redução incluem-se as medidas promovidas e concretizadas pelo MEC que pretendem promover o sucesso escolar e a prevenção do abandono escolar: “Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), o Programa Mais Sucesso Escolar, o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) em articulação com o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, ou o Programa Escolhas, promovido pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I. P (ACIDI).”

Nas vossas escolas, com o objetivo de diminuir os problemas de indisciplina e violência, bem como os seus efeitos, que ações/boas práticas têm vindo a ser implementadas?

1 comentário:

  1. No Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes celebrou-se o Dia Escolar da Não Violência Escolar. De entre as várias iniciativas, destaca-se a construção de pombas brancas que foram embelezadas com frases alusivas à não violência e que foram penduradas no espaço de recreio da Escola Sede do Agrupamento (EB 2, 3 Cardoso Lopes).

    ResponderEliminar