quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cidades de Aprendizagem- UNESCO cria plataforma Global Network of Learning Cities

 O Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida criou uma plataforma internacional dinâmica que visa potenciar a troca de ideias e boas práticas entre cidades, sobre abordagens eficazes para construção de cidades de aprendizagem.
O lançamento da plataforma surge na sequência da primeira Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem realizada em outubro de 2013, em Pequim. Esta contou com a participação de  Especialistas de Ensino, Presidentes de Câmara e Executivos de mais de cem países que discutiram formas de tornar as cidades mais capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos.
Da Conferência resultaram dois documentos a “Declaração de Pequim sobre Cidades de Aprendizagem” e “Características-chave das Cidades de Aprendizagem” constituindo textos essenciais para ação que já foram apropriados por algumas cidades/regiões.
O lançamento da página pela UNESCO visa apoiar e divulgar esse trabalho e servir como um meio de aprendizagem entre pares. Assim, os principais objetivos da plataforma são:
- Promover a aprendizagem ao longo da vida para todos, como um princípio de organização da política de educação nas cidades / regiões;
- Fornecer às cidades membros instrumentos normativos para medir o progresso na construção de uma cidade de aprendizagem ou região;
- Fomentar o diálogo político e a aprendizagem entre pares;
- Colaborar com associações internacionais, redes e partes interessadas que promovam o desenvolvimento socioeconómico sustentável das cidades / regiões.



Sem comentários:

Enviar um comentário