sexta-feira, 6 de junho de 2014

Encontro InterTEIP’S - Uma rede de redes | Mais des_envolvimento, mais aprendizagem

“O Agrupamento de Escolas de Resende participou em mais um Encontro InterTEIP’s - Uma rede de redes | Mais des_envolvimento, mais aprendizagem, no dia 3 de junho, na Universidade Católica do Porto.
Neste encontro estiveram presentes representantes de algumas Escolas/Agrupamentos TEIP, tendo sido alargado o convite a outras Escolas/Agrupamentos devido à relevância das temáticas a desenvolver, relacionadas com Práticas de Supervisão Pedagógica.
Sob a moderação da professora Doutora Cristina Palmeirão,os Agrupamentos de Escolas de Resende e do Sudeste de Baião apresentaram os seus projetos, pioneiros na área da supervisão pedagógica. Neste contexto, a Coordenadora do Centro Escolar de Resende e a Coordenadora TEIP do Agrupamento de Escolas de Resende apresentaram o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Partilhar para Melhorar, enaltecendo a forma como o mesmo foi recebido e construído no seio da comunidade docente. Realçaram os princípios em que se alicerçou este projeto, nomeadamente: o respeito, o comprometimento, a confiança mútua, a equidade, a co-responsabilização, a abertura e o diálogo. Manifestaram o seu parecer e o dos docentes que implementaram o projeto, realçando o desafio que foi lançado aquando da sua divulgação: construir outras dinâmicas de articulação horizontal e vertical que estimulem a partilha de saberes entre pares, a elaboração conjunta de atividades pedagógicas, a abertura de vias de maior fluência de comunicação de todos, numa ação coerente junto dos alunos, na assunção verdadeira do Projeto Educativo.




As práticas desenvolvidas no âmbito deste projeto mereceram a reflexão dos docentes presentes neste encontro, tendo sido debatidas algumas questões relativas à supervisão pedagógica. As diferentes intervenções contribuíram para a apropriação e desenvolvimento do conceito de supervisão associado à colaboração.
A visão de Supervisão do Agrupamento de Escolas de Resende foi partilhada com uma citação de Canha & Alarcão (2013): “Supervisão é interagir com pessoas e criar condições para que elas interajam entre si, interajam consigo e interajam com os ambientes que as cercam, desenvolvendo-se e contribuindo para o desenvolvimento daqueles com quem convivem, do campo de atividade em que atuam e dos contextos em que se movem.”Foi referido que com o Partilhar para melhorar iniciou-se um caminho, traçado a acreditar que é possível melhorar com a promoção da qualidade, do desenvolvimento e da transformação.
O Agrupamento de Escolas de Resende e o Agrupamento de Escolas de Sudeste de Baião, segundo os participantes estão de parabéns pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido por todos os docentes no âmbito deste projeto." 

Carla Costa
Agrupamento de Escolas de Resende





Sem comentários:

Enviar um comentário