No âmbito do
programa TEIP, nos dias 3 e 4 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Prado
promoveu as II Jornadas Pedagógicas
com a epígrafe “Refletir, agir e construir para transformar”. No dia
3, após a abertura, Pedro Rosário, da Escola de Psicologia da universidade do
Minho, na sua conferência “Desafios da
motivação na sala de aula: uma perspetiva autorregulatória” evidenciou a
importância de se trabalhar processos autorregulatórios na sala de aula, para
um aumento significativo da capacidade do aluno de regular a sua própria
aprendizagem, salientando que ”é necessário convocar os alunos para a
aprendizagem, pois não é possível ensinar quem não quer aprender”.
À noite,
celebrou-se a II Gala de Mérito, distinguindo o mérito escolar e desportivo com
o total de 73 alunos premiados, desde o 4º ano
ao 9º ano, e ainda o prémio do projeto TurmaMais,
integrado no Eixo II do plano de melhoria TEIP, atribuído ao 6ºB e ao 7º D. Este evento
constituiu um momento de júbilo na vida do agrupamento, uma vez que valoriza e
estimula cada um e todos os alunos na melhoria das aprendizagens e da cidadania
e na prática desportiva, face aos resultados obtidos. No decorrer da
entrega dos prémios, houve momentos culturais, onde a dança e a música cruzaram
o espaço do polivalente da escola sede de Prado.
Já no dia 4, o
momento da manhã foi burilado com o discurso do Coordenador da EPIPSE, da
Direção-Geral da Educação, Paulo André, sobre iniciativas mobilizadoras e integradoras, no âmbito da inclusão e
promoção do sucesso escolar, reiterando a importância da prevenção ao invés da
remediação, a pertinência de se conhecer os processos, clareando que “é preciso
conhecer o passado para pensar o presente, de forma a preparar o futuro”. Na
continuidade, a conferência “Relação Pedagógica e poderes na sala de
aula”, de Maria José Casa-Nova, do Instituto de Educação, da
Universidade do Minho, em que alertou para os micros poderes da sala de aula, priorizando
o questionamento em quatro focos principais: “Qual o significado da relação pedagógica,
qual o significado do aluno, qual o significado do professor e qual o
significado da escola”. A tarde foi preenchida pelas conferências “Escola-Família: em busca de uma
relação ideal?”, de Pedro Silva, da Escola Superior de Educação e
Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria com destaque para a construção da
relação pedagógica com os diversos atores sociais, em que cada um possui
competências específicas para uma cultura de participação no universo escolar, e
“A Gestão de conflitos na escola e na sala de aula”, de Ariana Cosme, FPCE-UP, que deixou
vincado que “A escola é uma instituição fundamental na democracia”.
No final, a voz dos ex-alunos, Paula Martins e
Pedro Viana, apresentaram dois testemunhos, dois percursos de vida escolar que
emocionaram os presentes, destacando alguns dos momentos felizes vivenciados no
Agrupamento de Prado.
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