segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Ciência na Pré-escola

Sabia que há boas práticas de promoção da literacia científica nos jardins de infância portugueses, entre as quais “Observatório de caracóis”, “Viagem ao mundo da luz”, “Crescemos… como as plantas!” ou “Porque é que aqui não cai neve?”?
Esta é uma das conclusões do estudo A Ciência na Educação pré-escolar que a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou no dia 21 de Outubro, no Instituto Camões, em Lisboa.

Na sessão, que contou com a presença de Filomena Gaspar, professora da Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação, especialista em Educação de infância e educação familiar, e co-autora do estudo, Lúcia Santos, presidente da APEI, e Carlos Fiolhais, coordenador da área de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos, debateu-se o modo como os educadores de infância portugueses promovem a literacia científica nas crianças, identificando-se as características de uma sala ‘amiga’ das ciências, as necessidades de formação dos educadores nesta área, e focando-se ainda as boas práticas de promoção da ‘literacia científica’ – aspectos abordados no estudo.

Entre as conclusões apresentadas, destaque para a qualidade média das salas de jardim de infância em termos de promoção da literacia científica havendo, no entanto, necessidade de melhoria em aspectos relacionados com a organização do ambiente educativo e a organização do currículo.
Mais informações em:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=59453&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário