sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Open Discovery Space, Inspiring Science Education e Go-lab - Projetos de ensino experimental em ciências promovidos pelo NUCLIO


As estratégias de ensino e aprendizagem cada vez mais centradas no aluno e que promovem competências essenciais para o mundo pós escolar têm vindo a afirmar-se no mundo da educação em geral e revelam-se particularmente adequadas nos contextos em que se inserem os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).
A NUCLIO é uma associação sem fins lucrativos composta por cientistas e educadores, cujos objetivos principais são promover a melhoria da capacitação dos professores e o interesse dos alunos, contribuindo, assim, para a diminuição do absentismo e abandono e melhoria dos resultados escolares.
Nesse sentido, a NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia - desafia as escolas a a participar em três projetos - Open Discovery Space,  Inspiring Science Education e  Go-lab.     
Estes projetos destinam-se a alunos, professores e à escola em geral, consistindo numa oportunidade para promover o ensino/aprendizagem das ciências. Aos participantes é proporcionado o apoio de que necessitem, acesso a desafios e concursos, frequência de formação a nível nacional e internacional, assim como certificação (de alunos, professores e escola).

Por considerarmos pertinente o envolvimento dos TEIP nestas atividades e deixamos o desafio aos agrupamentos para integrar estes projetos. Para obter mais informação acerca dos projetos, consultar as páginas:
Para obter esclarecimentos acerca dos projetos, contactar:

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Career-related Learning Pathfinder Evaluation- Atividades desenvolvidas pelas escolas que participaram no Programa

A consciencialização e a informação precoce sobre as oportunidades de carreira e a organização profissional farão com que os alunos se interessem mais pela sua educação e se envolvam mais com a sua aprendizagem, e consequentemente, esta poderá ser uma estratégia de prevenção/redução do abandono escolar?

A avaliação do projeto Key Stage 2- Career-related Learning Pathfinder Evaluation realizado em Inglaterra, entre Julho de 2009 e 2010, em 7 escolas de contextos desfavorecidos, com alunos entre os 10 e os 11 anos (Key Stage 2), diz-nos que sim.
Apresentamos algumas atividades desenvolvidas pelas escolas envolvidas:
-visitas a universidades ou locais de trabalho onde estão representadas determinadas profissões;
-visitas de estudantes do ensino superior às escolas, a fim de apresentarem as suas atividades/equipamentos, ilustrando o seu trabalho para que os alunos percecionem as capacidades e práticas necessárias;
- oficinas em torno de temas como: ambições, sonhos, objetivos;
-tutorias realizadas por alunos de ciclos mais avançados que explicam aos colegas mais novos os trabalhos e os conteúdos que aprendem, ajudando clarificar as decisões desses alunos num futuro próximo;
Para mais informações aceda ao estudo










quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prémios de mérito da Fundação Luis Figo incentivam o sucesso e previnem o abandono escolar.




No dia 28 de Fevereiro o Agrupamento de Escolas TEIP Mães D`Água, Damaia, receberá o futebolista Luís Figo para uma cerimónia de entrega de prémios a alunos. Neste sentido, prevê-se a entrega de um tablet Android aos dois alunos por turma, que obtiveram a melhor média e melhor progressão ao longo do ano transato, no curso Profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva.        
Esta iniciativa parte do protocolo estabelecido no ano 2011-2012 entre a Fundação Luís Figo e algumas escolas inseridas no Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Desde então, estes alunos são apoiados pela Fundação Luis Figo, com diferentes iniciativas, que os incentivam a prosseguir os estudos. No final do corrente ano letivo 2013-2014, os melhores alunos que desejarem prosseguir estudos, poderão ver o seu esforço recompensado com a oferta de uma bolsa financeira de apoio aos três primeiros anos de ensino superior.

Salienta-se, assim, a importância das parcerias e dos protocolos estabelecidos, entre as escolas e as diferentes e distintas entidades, que poderão apoiá-las a alargar as perspetivas dos seus alunos. 

Programa da Cerimónia – Auditório da Escola
11H00 Abertura
11H05 Atuação musical
11H10 Boas-Vindas | Diretor da ES Mães D´água – Dr. Jorge Gomes
11H15 Apresentação do historial do Projeto “Para Um Melhor 2014”
Diretora Geral FLF – Dra. Sara Souto
11H20 Apresentação médias curriculares e cursos superiores | Psicóloga ES D. João V – Dra. Inês Faria
11H30 Mensagem de Incentivo e Motivação | Luís Figo
11H35 Entrega dos Prémios de Mérito| Luís Figo
12H00 Encerramento da Cerimónia |Direção-Geral da Educação | Dr. Pedro Cunha
12H05 Atuação de dança
12H20 Fotografia de grupo
12H30 Almoço - convívio


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pais distraídos? O Agrupamento de Escolas de Sines apresenta “ PaiSempre- Agenda Parental”

 A ideia surgiu na sequência da apresentação dos estudos/projetos nas reuniões dos serviços técnico pedagógicos. Inês Coutinho (Mediadora do Agrupamento) apresentou a "Agenda Parental” da iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, na procura de novas formas de fazer chegar aos pais informação considerada pertinente. A partir desta ideia surgiu a "PaiSempre - Agenda Parental", num modelo tipo agenda trimestral com calendário (e espaço para anotar as datas dos testes dos filhos) e temas considerados importantes em termos de desenvolvimento e comportamento. 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Concurso de programação “Scratch Challange – imaginar, aprender e partilhar"


O Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTIC-ESE/IPS), através do seu projeto EduScratch, e a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) em parceria com o projeto SeguraNet, do Ministério da Educação e Ciência, promovem o concurso de programação “SCRATCH CHALLENGE – imaginar, aprender e partilhar".

Os trabalhos devem ser submetidos até ao dia 04 de abril de 2014, por equipas constituídas por 2 a 4 de alunos, com o acompanhamento de um docente, e devem estar subordinados ao tema a “Segurança na Internet” ou a “Utilização das redes sociais”.

Mais informações e regulamento consulte aqui:



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Career-related Learning Pathfinder Evaluation- Intervenção precoce como estratégia de Prevenção do Abandono Escolar



A consciencialização e a informação precoce sobre as oportunidades de carreira e organização profissional farão com que os alunos se interessem mais pela sua educação e se envolvam mais com a aprendizagem, e consequentemente, esta poderá ser uma estratégia de prevenção/redução do abandono escolar?

O Projeto Key Stage 2- Career-related Learning Pathfinder Evaluation realizado em Inglaterra, entre Julho de 2009 e 2010, em 7 escolas de contextos desfavorecidos, com alunos entre os 10 e os 11 anos (Key Stage 2), pretendeu responder a esta questão.
A avaliação dos seus resultados indica fortemente que a introdução precoce de aprendizagens relacionadas com o percurso académico e profissional, aumenta e o interesse dos alunos pela sua educação e pela sua carreira, pois permite que aprendam sobre si mesmos, sobre as opções profissionais que podem fazer, ajudando-os a desenvolver uma visão mais abrangente sobre a sua autoeficácia (a capacidade para ter sucesso em uma situação particular, ou para lidar com os desafios da vida.). Salienta, assim, a necessidade das crianças e os jovens terem acesso desde cedo a boa qualidade de informação, aconselhamento e orientação.  
Para mais informações sobre o estudo consulte

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Visita de estudo no âmbito da intervenção para redução da Interrupção Escolar Precoce em Portugal


A representante da Hungria - Anna Imre - no grupo de trabalho a nível europeu relativo à prevenção da interrupção escolar precoce, esteve no nosso país, de 17 a 20 de fevereiro, com o objetivo de conhecer, mais pormenorizadamente, as medidas que temos vindo a implementar nesta área e que possibilitaram a redução acentuada deste fenómeno, nos últimos anos, em Portugal.

Em 2000, 43,6% da população portuguesa, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, não tinha concluído o ensino secundário, no entanto em 2012, esta taxa tinha sido reduzida para 20,8%, o que revela uma evolução bastante positiva. Recorde-se que, no âmbito da agenda para a Educação e Formação 2020 (“Education and Training 2020”), os países da União Europeia se propõem reduzir esta taxa, para valores inferiores ou iguais a 10% até 2020.
Apesar da Hungria estar mais próxima da concretização da referida meta – em 2000 a taxa de interrupção escolar precoce situava-se nos 13,9% tendo sido reduzida para 11,2% em 2011 – esta problemática continua a ser considerada prioritária, estando o país a tentar delinear um plano estratégico que lhe permita reduzir o mais possível os casos de interrupção precoce escolar.
O facto de termos conseguido reduzir acentuadamente a taxa de interrupção precoce escolar, em Portugal, suscitou o interesse da representante húngara, que teve a oportunidade de conhecer programas como o TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e o Mais Sucesso (Projeto Fénix e Turma Mais), projetos como os Mediadores para o Sucesso Escolar da Associação Empresários pela Inclusão social (EPIS), ofertas educativas como o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), Cursos de Educação e Formação (CEF), Percursos Curriculares Alternativos (PCA), Cursos Vocacionais e Profissionais, assim como as linhas de intervenção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Agradece-se a todos os que partilharam a sua experiência e boas práticas, nomeadamente, os Agrupamentos de Escolas Álvaro Velho (Barreiro), Dr. Azevedo Neves (Amadora), Agualva-Mira Sintra (Sintra) e Escola Secundária Lima de Freitas (Setúbal), assim como às equipas da EPIS e da CPCJ da Amadora que, desta forma, enriqueceram a visita de estudo efetuada pela Dra. Anna Imre.
Links úteis:

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Como é que o Agrupamento da Apelação deu o "pontapé de saída" para elaborar o seu Projeto Educativo?

Em Dezembro de 2006, o Agrupamento de Escolas da Apelação realizou a “Reunião da Pantufa”, da qual saíram as bases para um projeto educativo inovador e capaz de combater as dificuldades que o Agrupamento enfrentava no momento.  

Á semelhança da "Reunião da Pantufa", foi realizada em Dezembro de 2013 a " Reunião da Partilha" nos mesmos moldes e com os mesmos objetivos: redefinir orientações, prioridades e áreas a desenvolver para atingir uma nova visão e assim superar os novos desafios.O resultado foi o levantamento das bases para o Projeto Educativo 2014-2017 do Agrupamento, tendo como elemento enriquecedor o envolvimento e contributo de toda a comunidade educativa.

Convite para dinamização de Oficinas e Pecha Kucha RTEN2014

Nos dias 9 e 10 de maio de 2014, realizar-se-á o III Encontro de Rádios e Televisões Escolares na Net, subordinado ao tema “As Rádios e Televisões Escolares ao serviço das comunidades educativas”, nas instalações da Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Vasco da Gama, em Lisboa.

Se é coordenador ou participa num projeto deste tipo e quer dinamizar uma Oficina ou uma Pecha Kucha, manifeste o seu interesse preenchendo, até dia 2 de março o formulário. 

A abertura das inscrições para o encontro RTEN2014 está prevista para o dia 2 de abril de 2014.

Prémio Fundação Ilídio Pinho 2013/2014

Decorre entre 10 e 28 de fevereiro de 2014 o prazo para apresentação das candidaturas à 11.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", este ano subordinado ao tema "Ciência e Tecnologia para a Rentabilização dos Recursos Naturais".

O prémio visa motivar todos os alunos para a aprendizagem das ciências e para a escolha de áreas tecnológicas e destina-se a crianças e jovens da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário das diferentes vias de educação e formação.

Os projetos a concurso devem valorizar as potencialidades dos recursos naturais através da concretização de projetos assentes nos saberes científicos e tecnológicos.

Para saber mais e para candidatura: 


Concurso respira livremente, defende os teus pulmões

No âmbito da Defesa da Qualidade do Ar que Respiramos e Combate ao Tabagismo, a DGE divulga o 2.º Concurso “Respira Livremente, Defende os teus Pulmões”, promovido pela Federação Portuguesa do Pulmão.

Este projeto, que conta com o apoio institucional da Direcção-Geral da Educação, da Direcção-Geral da Saúde e da Praxair Portugal Gases, S.A., pretende sensibilizar as camadas mais jovens para a importância do tema, através das artes visuais, tecnologias de Informação e comunicação e expressão musical.

O Concurso destina-se a alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Enino Básico, Ensino Secundário e do Ensino Profissional.







terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Alunos deitam mãos à obra para “criar e recriar”

O homem cria, não apenas porque quer, ou gosta e sim porque precisa; ele só pode crescer, enquanto ser humano, coerentemente, ordenando, dando forma, criando. (Fayga Ostrower)  

 O vídeo ilustra o trabalho desenvolvido por uma turma do 9.º ano do CEF de Pintura e Decoração Cerâmica do Agrupamento de Escolas TEIP Patrício Prazeres – Lisboa, na recuperação de uma secretária antiga. Este projeto foi concebido por forma a participar na FIL Design 2013, no dia 10 de outubro. Para além do restauro da peça, os alunos conceberam a sua decoração, utilizando azulejos que haviam produzido anteriormente.


segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Agrupamento de Escolas de Pedome participa no Congresso AFIRSE, na Universidade de Lisboa


"No dia 30 de janeiro, a subdiretora do Agrupamento de Escolas de Pedome e a coordenadora do 1º CEB levaram ao congresso AFIRSE (Association Francophone Internacionale de Recherche Scientifique en Education) o projeto inovador que estão a implementar nas turmas do 1º CEB, intitulado: “Melhores Práticas. Mais Sucesso Educativo”.
Na introdução da apresentação do congresso ao público é mencionado que o papel da educação nas sociedades exige a sua produção em qualidade mesmo em situações de crise económica. Há, assim, uma relação inevitável entre a educação e os contextos local, nacional e transnacional, considerando o desenvolvimento uma construção largamente local em que as comunidades são chamadas e incentivadas a prosseguirem projetos próprios, visando, essencialmente, o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos.
 Neste âmbito, fez todo o sentido apresentar o nosso ‘próprio projeto’ no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na presença de muitos professores, investigadores e formadores da educação nacional e europeia que, desde logo, manifestaram curiosidade e interesse, solicitando informações adicionais.
Este projeto foi criado a partir das necessidades dos alunos e da escola de garantir a qualidade de ensino para todos, recorrendo à constituição de grupos homogéneos, à diferenciação pedagógica, à planificação semanal das metas curriculares/conteúdos e à prática reflexiva e colaborativa na escola. Ainda para a sua contextualização, importa referir a ‘boa’ utilização dos recursos humanos existentes no agrupamento, principalmente os professores do Apoio Educativo e a participação empenhada dos encarregados de educação em acompanhar o desenvolvimento deste projeto."

Sandrina Fontes


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Agrupamento de Santo António vivido por dentro: Visões da Escola- Ir para Além do Senso Comum

O Agrupamento de Escolas de Sto. António (Barreiro) não se deixa intimidar pela sua última classificação nos Rankings nacionais. Como indica a Diretora, a imagem pública do agrupamento está a ser trabalhada internamente, assim como a continuação do desenvolvimento das práticas de melhoria e de preocupação com os alunos. A isto, a Diretora acrescenta “Tenho uma missão, estou na minha escola há 30 anos , tudo farei para a melhoria das práticas no meu agrupamento e, consequentemente, pelos melhores resultados dos meus alunos.”

No Artigo Visões da Escola- Ir para além do Senso comum (p.41-43), que integra o Caderno de desafios 4, a Diretora do Agrupamento e o Perito Externo da Universidade Católica Portuguesa, explicam que os resultados não foram os melhores, contudo estes não refletem o trabalho interno do agrupamento, nomeadamente"as práticas guiadas por planos de melhoria, trabalho colaborativo e por uma equipa de autoavaliação que acompanha, monitoriza e avalia os processos de aprendizagem dos alunos.” É nestes progressos que acreditam!



“DiscovEUry: Integração, Interdependência e Solidariedade”


Numa iniciativa da Comissão Europeia promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), a Novabase-eLearning está a conceber, produzir e implementar um curso, de caráter gratuito, para professores de todos os níveis de ensino (básico, secundário e profissional), em regime de blended-learning, denominado “DiscovEUry: Integração, Interdependência e Solidariedade”.

Este curso, constituído por 3 sessões presenciais (16 horas) e atividades online (44 horas), com uma duração total de 60 horas de formação, tem como objetivo formar os professores nestes temas para que estes possam posteriormente disseminá-los junto das suas Comunidades Educativas.

As ações de formação irão decorrer entre os meses de março e maio, nas seguintes regiões do país:
• Norte (Porto);
• Centro (Coimbra);
• Lisboa e Vale do Tejo (2 turmas);
• Alentejo e Algarve (Beja).
As inscrições estão abertas até ao dia 1 de março. 
Para mais informações e inscrição consulte aqui


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Agora o escritor és tu- Agrupamento de Escolas TEIP da Damaia

A EB 2/3 Professor Pedro D'Orey da Cunha, do Agrupamento de Escolas TEIP da Damaia - Amadora, participou na atividade Agora o escritor és tu. Foi proposto a alunos do 1.° ao 9.° anos a continuação da história de um dos livros inseridos nas metas curriculares. Uma turma do 6º ano da Pedro d'Orey da Cunha foi uma das 4 vencedoras, pois concluíram de forma criativa a obra Pedro Alecrim do escritor António Mota.  O principal objetivo foi motivar os alunos para a leitura e sobre esta questão o escritor, António Mota, com quem os alunos tiveram a oportunidade de conversar, referiu: "Podes não gostar daquele livro, mas isso não quer dizer que não gostes de nenhum. Eu tinha uma namorada, agora já não gosto dela, então não vou gostar de mais ninguém?" 
Felicitamos a escola e salientamos a importância destas atividades para que os alunos (re)descubram gostos e potenciem os seus talentos.  

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Projeto de Tutoria de Pares no Agrupamento de Escolas de Pedome

O Agrupamento de Escolas de Pedome iniciou este ano letivo um projeto de Tutoria de Pares, cujo objetivo é promover nos alunos uma atitude positiva face à escola e à sua aprendizagem. Como vantagens deste projeto, destacam-se: em pequeno grupo, os alunos podem participar de forma mais ampla; os alunos utilizam uma linguagem mais simples e acessível, e por isso, mais próxima da dos colegas; os alunos assumem, assim, um papel ativo, ao mesmo tempo que desenvolvem um espirito de cooperação e entreajuda.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Seminário Boas Práticas: Olhar para dentro, projetar para fora

O Seminário decorrerá no dia 13 de fevereiro de 2014, às 17h30, no auditório 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e terá como tema central "A prevenção do abandono escolar e a promoção do sucesso escolar".
Para mais informações consulte aqui  



Ação de Formação- Discutir e reflectir acerca de tarefas matemáticas

A ação de formação tem uma duração total de 25 horas e atribuição de 1 unidade de crédito (em fase de acreditação), visa realçar a importância das tarefas e da comunicação matemática na prática profissional dos professores, destinando-se a docentes do 1º CEB, de Matemática e Ciências da Natureza do 2º CEB e de Matemática do 3º CEB e do Secundário.
Calendário:

28 Fevereiro | 19 Março | 2 e 23 Abril | 7 e 30 Maio | 21 Junho

Para mais informações e inscrição consulte aqui 



Webinar- Avaliar para melhorar aprendizagens e resultados

Os documentos legais dos ensinos básico e secundário definem claramente que a avaliação formativa deve prevalecer, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o ensino. Ainda assim, esta não é uma prática instalada nas nossas escolas. É fundamental assumir a avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, pelo impacto significativo na melhoria das aprendizagens e, por conseguinte, no sucesso escolar dos alunos. Neste processo, compete ao professor fazer uma recolha sistemática de informação, conjugando técnicas e instrumentos, no sentido de identificar as dificuldades dos alunos e de os ajudar a aprender, fornecendo feedback de qualidade. 



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cursos gratuitos para professores na European Schoolnet Academy

European Schoolnet (EUN) disponibiliza, desde dezembro de 2013, a plataforma European Schoolnet Academy, onde os professores dos ensinos básico e secundário, através de cursos de desenvolvimento profissional que podem frequentaronline, totalmente gratuitos, aprendem metodologias inovadoras a testar na escola e em sala de aula com os seus alunos.
Para além de uma introdução dos principais conceitos e ideias relevantes para o desenvolvimento da sua prática letiva, os professores terão a oportunidade de discutir e partilhar ideias e experiências com os seus pares, enriquecendo, deste modo, a sua prática letiva.
A partir de março de 2014, a European Schoolnet Academy vai ministrar dois cursos-piloto a distância sobre a construção de Cenários de Aprendizagem para a escola do futuro (“Future Classroom Scenarios”) e práticas inovadoras para o ensino das CTEM (“Innovative Practices for Engaging STEM Teaching”).
Os professores que estejam a participar em projetos europeus financiados (por exemplo, iTEC) ou outros professores interessados poderão inscrever-se nestes cursos em http://www.europeanschoolnetacademy.eu/.

Jornadas de Reflexão no Agrupamento TEIP de Santo António

Durante o mês de janeiro de 2014,o Agrupamento de Escolas de Santo António deu mais um passo no seu  trabalho de monitorização e autoavaliação.
Com a equipa de autoavaliação a coordenar este trabalho,a diretora promoveu sessões de reflexão por ciclos de ensino onde se apresentaram os resultados da avaliação externa e interna do agrupamento,o seu histórico dos últimos três anos e as metas contratualizadas para o presente ano letivo.
Nestas apresentações foram,ainda,apresentados os resultados dos alunos do 1º período de 2014 e os desvios encontrados face às metas.
No caso da avaliação externa procedeu-se à análise do índice de dificuldade das  várias questões dos exames realizados.
Depois de cada apresentação, seguiram-se sessões de trabalho por grupo disciplinar,procurou-se analisar as dificuldades dos alunos através das respostas dadas nas provas realizadas  e encontrar estratégias de melhoria para as suas aprendizagens.
A equipa de autoavaliação mais uma vez teve missão cumprida, pois selecionou, monitorizou e divulgou  boas práticas Agrupamento de Escolas de Santo António, com o objetivo de melhorar o seu funcionamento e criar o gosto pelo trabalho colaborativo,nas diversas comunidades profissionais de aprendizagem.

A diretora
Manuela Espadinha



Dia da Não Violência Escolar no AE TEIP Miguel Torga

Ver aqui

Escola Secundária Eng. Calazans Duarte ganha Selo Intercultural


A Escola Secundária Eng. Calazans Duarte, sede do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, recebeu a distinção Selo Escola Intercultural em cerimónia decorrida na tarde de 10 de Dezembro, nas instalações do Centro Ismaili /Fundação Aga Khan, em Lisboa.  
O sentimento à saída da Marinha Grande era um misto de expetativa e confiança. Com efeito, nas escolas do Agrupamento estudam várias dezenas de alunos oriundos de mais de duas dezenas de países, e os projetos educativos e planos de atividade dão destaque a atividades que reforçam a interculturalidade. No quotidiano das escolas, as crianças e jovens de origem estrangeira (muitos dos quais já são portugueses por nascimento) estão perfeitamente integrados, facto que traduz as boas práticas que os professores levam a cabo.O Selo Escola Intercultural é uma distinção criada há dois anos pela Direção Geral de Educação em parceria com o Alto Comissariado para as Imigrações e o Diálogo Intercultural (ACIDI) que visa reconhecer e premiar as escolas pelas suas boas práticas interculturais. Como disse no discurso de encerramento da cerimónia o Secretário de Estado da Educação Básica e Secundária, “este selo reconhece e acrescenta valor às escolas que trabalham para a interculturalidade”.     
Para a escola e para o agrupamento, a distinção recebida traduz também a preocupação não só com os alunos oriundos de diversos países e respetiva integração mas também a preocupação em prestar um serviço de qualidade numa escola que se quer de todos e para todos. A constituição recente do Agrupamento permitiu alargar a área de intervenção do TEIP e, desta forma, desenvolver um conjunto de atividades de acompanhamento e apoio aos alunos que possibilitaram desde logo a manutenção do GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, com técnicos especializados, o desenvolvimento de projetos, clubes e atividades de complemento curricular e reforçar a diversificação de estratégias e metodologias de trabalho em contexto de sala de aula passando pelas co-docências, grupos homogéneos, tutorias, centros de aprendizagem, reforço do trabalho colaborativo/articulação curricular, numa perspetiva assente na qualidade do ensino e na melhoria das aprendizagens.




Agrupamento de Escolas TEIP de Perafita “uma escola com veia artística"


É assim que o Jornal O Primeiro de Janeiro carateriza o Agrupamento de Escolas de Perafita. As atividades artísticas como o teatro e a música são uma aposta do agrupamento para combater o absentismo e o abandono escolar, acreditando-se que os clubes melhoram o bem-estar dos alunos e permitem que estes trabalhem regras, atitudes e comportamentos que são depois, naturalmente, refletidos na qualidade das aprendizagens em sala de aula.

Veja aqui a notícia completa
Veja aqui  a reportagem