A Escola Secundária Eng. Calazans
Duarte, sede do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, recebeu a
distinção Selo Escola Intercultural em cerimónia decorrida na tarde de 10 de
Dezembro, nas instalações do Centro Ismaili /Fundação Aga Khan, em
Lisboa.
O sentimento à saída da Marinha Grande
era um misto de expetativa e confiança. Com efeito, nas escolas do Agrupamento
estudam várias dezenas de alunos oriundos de mais de duas dezenas de países, e
os projetos educativos e planos de atividade dão destaque a atividades que reforçam
a interculturalidade. No quotidiano das escolas, as crianças e jovens de origem
estrangeira (muitos dos quais já são portugueses por nascimento) estão
perfeitamente integrados, facto que traduz as boas práticas que os professores
levam a cabo.O Selo Escola Intercultural é uma
distinção criada há dois anos pela Direção Geral de Educação em parceria com o
Alto Comissariado para as Imigrações e o Diálogo Intercultural (ACIDI) que visa
reconhecer e premiar as escolas pelas suas boas práticas interculturais. Como
disse no discurso de encerramento da cerimónia o Secretário de Estado da
Educação Básica e Secundária, “este selo reconhece e acrescenta valor às
escolas que trabalham para a interculturalidade”.
Para a escola e para o agrupamento, a
distinção recebida traduz também a preocupação não só com os alunos oriundos de
diversos países e respetiva integração mas também a preocupação em prestar um
serviço de qualidade numa escola que se quer de todos e para todos. A
constituição recente do Agrupamento permitiu alargar a área de intervenção do
TEIP e, desta forma, desenvolver um conjunto de atividades de acompanhamento e
apoio aos alunos que possibilitaram desde logo a manutenção do GAAF – Gabinete
de Apoio ao Aluno e à Família, com técnicos especializados, o desenvolvimento
de projetos, clubes e atividades de complemento curricular e reforçar a
diversificação de estratégias e metodologias de trabalho em contexto de sala de
aula passando pelas co-docências, grupos homogéneos, tutorias, centros de
aprendizagem, reforço do trabalho colaborativo/articulação curricular, numa
perspetiva assente na qualidade do ensino e na melhoria das aprendizagens.
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