quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Visita de estudo no âmbito da intervenção para redução da Interrupção Escolar Precoce em Portugal


A representante da Hungria - Anna Imre - no grupo de trabalho a nível europeu relativo à prevenção da interrupção escolar precoce, esteve no nosso país, de 17 a 20 de fevereiro, com o objetivo de conhecer, mais pormenorizadamente, as medidas que temos vindo a implementar nesta área e que possibilitaram a redução acentuada deste fenómeno, nos últimos anos, em Portugal.

Em 2000, 43,6% da população portuguesa, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, não tinha concluído o ensino secundário, no entanto em 2012, esta taxa tinha sido reduzida para 20,8%, o que revela uma evolução bastante positiva. Recorde-se que, no âmbito da agenda para a Educação e Formação 2020 (“Education and Training 2020”), os países da União Europeia se propõem reduzir esta taxa, para valores inferiores ou iguais a 10% até 2020.
Apesar da Hungria estar mais próxima da concretização da referida meta – em 2000 a taxa de interrupção escolar precoce situava-se nos 13,9% tendo sido reduzida para 11,2% em 2011 – esta problemática continua a ser considerada prioritária, estando o país a tentar delinear um plano estratégico que lhe permita reduzir o mais possível os casos de interrupção precoce escolar.
O facto de termos conseguido reduzir acentuadamente a taxa de interrupção precoce escolar, em Portugal, suscitou o interesse da representante húngara, que teve a oportunidade de conhecer programas como o TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e o Mais Sucesso (Projeto Fénix e Turma Mais), projetos como os Mediadores para o Sucesso Escolar da Associação Empresários pela Inclusão social (EPIS), ofertas educativas como o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), Cursos de Educação e Formação (CEF), Percursos Curriculares Alternativos (PCA), Cursos Vocacionais e Profissionais, assim como as linhas de intervenção da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Agradece-se a todos os que partilharam a sua experiência e boas práticas, nomeadamente, os Agrupamentos de Escolas Álvaro Velho (Barreiro), Dr. Azevedo Neves (Amadora), Agualva-Mira Sintra (Sintra) e Escola Secundária Lima de Freitas (Setúbal), assim como às equipas da EPIS e da CPCJ da Amadora que, desta forma, enriqueceram a visita de estudo efetuada pela Dra. Anna Imre.
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