A consciencialização e a
informação precoce sobre as oportunidades de carreira e organização
profissional farão com que os alunos se interessem mais pela sua educação e se
envolvam mais com a aprendizagem, e consequentemente, esta poderá ser uma
estratégia de prevenção/redução do
abandono escolar?
O Projeto Key Stage 2- Career-related Learning Pathfinder Evaluation realizado em Inglaterra, entre Julho de
2009 e 2010, em 7 escolas de contextos desfavorecidos, com alunos entre os 10 e
os 11 anos (Key Stage 2), pretendeu responder a esta questão.
A avaliação dos seus resultados indica fortemente que a introdução precoce
de aprendizagens relacionadas com o percurso académico e profissional, aumenta
e o interesse dos alunos pela sua educação e pela sua carreira, pois permite
que aprendam sobre si mesmos, sobre as opções profissionais que podem fazer,
ajudando-os a desenvolver uma visão mais abrangente sobre a sua autoeficácia (a capacidade
para ter sucesso em uma situação particular, ou para lidar com os desafios da vida.).
Salienta, assim, a necessidade das crianças e os jovens terem acesso desde cedo
a boa qualidade de informação, aconselhamento e orientação.
Para mais informações sobre o estudo consulte
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