A consciencialização e a
informação precoce sobre as oportunidades de carreira e a organização
profissional farão com que os alunos se interessem mais pela sua educação e se
envolvam mais com a sua aprendizagem, e consequentemente, esta poderá ser uma
estratégia de prevenção/redução do abandono escolar?
A avaliação do projeto Key Stage
2- Career-related Learning Pathfinder Evaluation realizado em Inglaterra, entre Julho de 2009 e 2010, em 7 escolas
de contextos desfavorecidos, com alunos entre os 10 e os 11 anos (Key Stage 2),
diz-nos que sim.
Apresentamos algumas atividades
desenvolvidas pelas escolas envolvidas:
-visitas a universidades ou
locais de trabalho onde estão representadas determinadas profissões;
-visitas de estudantes do ensino
superior às escolas, a fim de apresentarem as suas atividades/equipamentos,
ilustrando o seu trabalho para que os alunos percecionem as capacidades e
práticas necessárias;
- oficinas em torno de temas
como: ambições, sonhos, objetivos;
-tutorias realizadas por alunos
de ciclos mais avançados que explicam aos colegas mais novos os trabalhos e os
conteúdos que aprendem, ajudando clarificar as decisões desses
alunos num futuro próximo;
Para mais informações aceda ao estudo
Sem comentários:
Enviar um comentário