terça-feira, 19 de maio de 2015

Boas práticas: soluções encontradas num Colégio de Madrid contra o abandono escolar

Um bairro de Madrid essencialmente habitado por uma classe operária com grande percentagem de imigrantes, acolhe há mais de 10 anos um programa de aprendizagem colaborativo entre alunos e professores, que promove a inclusão dos alunos. Os estudantes (1100 alunos, 45% dos quais estrangeiros), as famílias e os professores encontram-se muito satisfeitos com os resultados deste programa, tendo este recuperado a vontade dos alunos frequentarem o colégio, diminuindo imenso o absentismo (quase inexistente) e melhorando o êxito escolar (85% em todos os níveis de ensino).
Projetos
O sucesso deste programa passa pelas aulas cooperativas multiáreas onde 60 alunos trabalham com 3 professores, mediante uma metodologia de projeto em vez de aulas expositivas. Nesta metodologia os livros foram substituídos pelas novas tecnologias. Os alunos aprendem desta forma a trabalhar em equipa e a apresentarem projetos.
“Aula de ligação”
Este programa tem uma aula especial, chamada “aula de ligação”, onde no máximo 12 alunos entre os 12 e os 16 anos de outros países, com dificuldades no idioma têm oportunidade de melhorarem o seu conhecimento sobre a língua. Após terem adquirido conhecimentos suficientes os alunos são encaminhados para as suas turmas de referência.
 “No colégio, não em casa”
A realidade social onde este programa está inserido caracteriza-se por possuir alunos que quando chegam a casa ficam muito tempo sozinhos sem a presença dos seus encarregados de educação. As famílias também revelam níveis culturais baixos, o que impossibilita um acompanhamento na resolução dos trabalhos de casa. Assim, o programa tem como lema rentabilizar ao máximo o trabalho das aulas, para que o conhecimento não dependa dos trabalhos de casa. Adicionalmente o programa impulsiona uma rede de atividades pedagógicas para que os alunos passem mais tempo no colégio e menos tempo nas ruas.
“GAAF”
Paralelamente foi criado um Gabinete de Apoio aos Alunos e Famílias que pretende dar resposta de aconselhamento e mediação de problemas.
Poderá consultar informação mais detalhada em:

http://www.libertaddigital.com/espana/2015-05-17/un-colegio-de-madrid-se-hace-con-la-formula-contra-el-abandono-escolar-1276548023/

Sem comentários:

Enviar um comentário