quarta-feira, 27 de maio de 2015

Projeto Google Earth na Sala de Aula

O projeto Google Earth na Sala de Aula ganhou na quinta-feira, dia 7 de maio, o prémio MundoGeo #Connect2015 para melhor projeto na área de ensino. O MundoGeo #Connect é o maior e mais importante evento do setor Geomática e Soluções Geoespaciais na América Latina. O Google Earth na Sala de Aula é um projeto pedagógico sem fins lucrativos da autoria de Luis Correia Antunes, residente na ilha da Madeira, que tem como objetivo capacitar a comunidade educativa no uso da ferramenta geográfica gratuita Google Earth e criar recursos cartográficos gratuitos para serem utilizados como “ferramentas” de estudo com conteúdos programáticos adaptados a váreas áreas curriculares.
O projeto iniciou-se em 2013 com o lançamento do livro “Google Earth na Sala de Aula”, editado pela Areal Editora. Em simultâneo foi criado o Canal do Youtube onde são publicados os recursos cartográficos (mapas KML) com um filme a explicar a sua utilização. Neste momento o projeto tem 33 mapas e mais de 41.000 visualizações e 519 subscritores do canal. Em 2014 inicie o blog com o mesmo nome com o objetivo de partilhar e dar a conhecer novas ferramentas e recursos pela comunidade. Por a página do facebook do projeto.
Depois do sucesso do anterior recurso com o Mapa brasileiro dinâmico com demografia populacional entre censos os 1872 e 2010, esta semana foi publicado o novo mapa do projeto Google Earth na Sala de Aula que mostra a Ilha da Madeira como nunca a viu: “Relevo da Ilha da Madeira”. O objetivo deste recurso cartográfico é ajudar a caracterizar a geomorfologia da Ilha da Madeira, combinando as Curvas de Nível (com a legenda que identifica a altitude pela sua cor) com o mapa de sombras, que ajuda a identificar a orientação do terreno e o declive. Com a cor cinzenta (altitudes entre os 1600 m e 1862 m) estão localizados os três picos mais altos da Ilha da Madeira, tendo o Paul da Serra uma tonalidade uniforme de castanho devido a ser uma zona plana. Este mapa também pode ser muito útil quando cruzado com outros mapas do projeto, como as “Ribeiras e Recursos Hídricos da Madeira” e o mapa com as “Levadas da Madeira”, identificando a que altitudes se encontram cada uma das linhas, ajudando assim a planear trilhos a percorrer. Aproveite ainda a opção de cálculo de perfis topográficos para determinar declives, altitudes mínimas e máxima, entre outros resumos de levadas.


Sem comentários:

Enviar um comentário