terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

1º ENCONTRO MICRORREDES TEIP em Valongo do Vouga

Realizou-se na tarde do dia 27 de janeiro último, na escola sede do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, o 1º Encontro Microrredes do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), organizado por este agrupamento e que contou com a presença de representantes (diretores, coordenadores, professores, técnicos) dos Agrupamentos de Pardilhó, de Santa Cruz da Trapa e de Mundão. A iniciativa, que surge no contexto da dinâmica do Plano de Melhoria Plurianual (PPM) do Programa TEIP, contou com cerca do vinte docentes, os quais puderam reflectir sobre algumas das ações comuns aos diferentes agrupamentos TEIP, nomeadamente o Apoio Coadjuvado, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e as Práticas Educativas para a Cidadania. Com orientação do coordenador TEIP, professor Jorge Almeida, e o olhar atento e crítico do Perito Externo (Prof. José Manuel Oliveira, do ESTGA), os trabalhos fizeram uso de uma metodologia diversificada (plenário, pequenos grupos de trabalho, plenário final para apresentação das conclusões), contando com a orientação dos grupos de trabalho por docentes da direção e por técnicos especializados do agrupamento.
Foi patente a forma empenhada como todos os representantes dos agrupamentos se entregaram ao trabalho, razão pela qual foi possível chegar a resultados muito positivos. Comprova-se a importância das dinâmicas de partilha e de reflexão-ação entre as diferentes escolas.

Esta iniciativa, no quadro de muitas outras experiências e crescentes ganhos de qualidade e de resultados dos 167 agrupamentos TEIP, parece dar razão à recente perspectiva de que este programa irá expandir algumas das suas dinâmicas às restantes escolas/agrupamentos, funcionando como uma espécie de laboratório.













Sem comentários:

Enviar um comentário