Não há nenhum país ou economia a participar
no PISA 2012 capaz de afirmar que todos os seus estudantes de 15 anos alcançaram
um nível básico de proficiência em matemática, leitura e ciência.
O mau aproveitamento escolar tem
consequências a longo prazo, tanto para o indivíduo como para a sociedade.
A redução do número de alunos de
baixo desempenho não é apenas um objetivo em si mesmo, mas também uma forma
eficaz de melhorar o desempenho geral de um sistema de educação e equidade, uma
vez que o baixo desempenho incide maioritariamente nas famílias socioeconomicamente
desfavorecidas.
Examinando os casos de baixo
desempenho escolar e relacionando-os com o baixo contexto familiar, constata-se
uma desvalorização da escola e da educação.
O relatório também analisa as
práticas escolares e políticas educacionais associadas ao fraco desempenho dos
alunos. Revela ainda que os decisores políticos, educadores, pais e os próprios
alunos, podem diminuir os baixos níveis de desempenho e alcançar o sucesso na
escola.
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