Numa escola secundária da
Amadora, há uma forma criativa de ensinar Matemática e Físico-Química. A iniciativa pretende
tornar as aulas mais estimulantes e faz parte do projeto 10x10, apoiado pela
Fundação Gulbenkian.
O 10 x 10 é um projeto integrado no Programa
Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência (PGECC), envolve professores,
artistas e alunos num trabalho de valorização de conteúdos curriculares do
ensino secundário, estimulando o prazer de aprender e a interação de
perspetivas, dos saberes e da criatividade.
Pretende-se assim, desenvolver experiências
pedagógicas e estratégias de comunicação em contexto de sala de aula
motivadoras e capazes de despoletar a atenção e curiosidade dos alunos,
desafiando-os pela vontade de querer saber mais.
No passado dia 30 e 31 de
janeiro, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, os Agrupamentos de
Escolas ou Escolas não agrupadas apresentaram os processos de
trabalho, bem como os resultados obtidos, no âmbito deste projeto. Foram realizadas aulas públicas de diferentes formatos, com a finalidade de partilhar os
sucessos e as dificuldades sentidas neste processo de aprendizagem mútua.
Esta iniciativa contou de entre
outros, com a participação dos seguintes agrupamentos TEIP: Agrupamento de
Escolas do Cerco, Agrupamento de escolas Amadora Oeste e o Agrupamento de
Escola D. Dinis
A reportagem emitida, na SIC, sobre a participação da escola secundaria Seomara Costa Primo neste projeto poderá ser visualizado através do link:
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