Trata-se do
Atlas da Educação – Contextos Sociais e Locais de Sucesso e Insucesso,
atualização de 2015, segundo o qual Portugal
continental surge em mapas pintados a várias cores, representando o
desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho e
agrupamento de escolas.
Nos
mapas deste atlas educativo constata-se que, na mesma região, há municípios com desempenhos
diferentes. A resposta pode estar nos projetos aplicados, nas estratégias
definidas pelos agrupamentos, na postura dos professores e diretores das escolas,
e ainda no envolvimento das autarquias.
Os
concelhos do litoral e, sobretudo, os do norte e centro evoluíram
positivamente. No secundário, por exemplo, apenas dois concelhos do sul
conseguiram notas acima da média nacional e melhoraram o seu desempenho.
Este
atlas não se concentra nos valores absolutos; permite identificar os concelhos
que estão a melhorar ou a piorar, o que obriga a uma análise mais profunda. Os
resultados dos exames do 9.º ano e do secundário são o ponto de partida. A
metodologia utilizada é uma inovação em que a média nacional é uma nova unidade
de medida, ou seja, o valor médio das provas realizadas num determinado
concelho é sempre reportado à média nacional.
A divisão dos concelhos é feita em clusters coloridos e
permite verificar, por exemplo, que, no 9.º ano, os concelhos com uma
maior proporção de mães de alunos com habilitações de nível superior e maior
expressão de atividade industrial, são favoráveis a melhores resultados nas
provas de exame. No secundário, nos
concelhos em que predominam o povoamento rural e a atividade agrícola, em que
há maior incidência em situações de exclusão social, as classificações obtidas
em exame são mais desfavoráveis.
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mais informações, poderá consultar:
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