quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Há um mapa que confirma que o sucesso escolar está ao alcance de todos

Trata-se do Atlas da Educação – Contextos Sociais e Locais de Sucesso e Insucesso, atualização de 2015, segundo o qual Portugal continental surge em mapas pintados a várias cores, representando o desempenho e potencial de sucesso e insucesso escolar por concelho e agrupamento de escolas.
Nos mapas deste atlas educativo constata-se que, na mesma região, há municípios com desempenhos diferentes. A resposta pode estar nos projetos aplicados, nas estratégias definidas pelos agrupamentos, na postura dos professores e diretores das escolas, e ainda no envolvimento das autarquias.
Os concelhos do litoral e, sobretudo, os do norte e centro evoluíram positivamente. No secundário, por exemplo, apenas dois concelhos do sul conseguiram notas acima da média nacional e melhoraram o seu desempenho.
Este atlas não se concentra nos valores absolutos; permite identificar os concelhos que estão a melhorar ou a piorar, o que obriga a uma análise mais profunda. Os resultados dos exames do 9.º ano e do secundário são o ponto de partida. A metodologia utilizada é uma inovação em que a média nacional é uma nova unidade de medida, ou seja, o valor médio das provas realizadas num determinado concelho é sempre reportado à média nacional.
A divisão dos concelhos é feita em clusters coloridos e permite verificar, por exemplo, que, no 9.º ano, os concelhos com uma maior proporção de mães de alunos com habilitações de nível superior e maior expressão de atividade industrial, são favoráveis a melhores resultados nas provas de exame. No secundário, nos concelhos em que predominam o povoamento rural e a atividade agrícola, em que há maior incidência em situações de exclusão social, as classificações obtidas em exame são mais desfavoráveis.
Para mais informações, poderá consultar:




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