"A concretização do projeto Leitura em 3 ciclos, do Agrupamento de Escolas de Resende, surge como uma
medida de combate ao baixo nível de articulação vertical do trabalho docente e
discente, entre diferentes ciclos de ensino, associada à necessidade de
contribuir para a melhoria de competências da leitura e das literacias textuais
dos alunos envolvidos.
Constituem objetivos
principais:
-Promover as literacias
textuais e tecnológicas e a leitura de histórias originais, através do trabalho
colaborativo e da articulação curricular e pedagógica entre diferentes ciclos
de ensino;
-Favorecer a melhoria da capacidade leitora e do
consequente sucesso escolar dos alunos;
-Desenvolver e partilhar a
troca de experiências entre leitores.
No ano
letivo de 2011/2012, iniciou-se a dinamização do projeto, tendo por base a
articulação curricular vertical (a nível das competências da escrita e da
leitura, na disciplina do Português), o trabalho colaborativo e a
parceria entre os professores do 4.º ano de escolaridade e os de
Português do 5.º e 7.º/8.º anos. Estes professores envolveram os seus alunos na
criação textual coletiva de uma história original, numa dinâmica de
continuidade (introdução, desenvolvimento e conclusão, respetivamente).
No ano letivo de 2012/2013,
as seis histórias criadas no ano letivo anterior foram ilustradas por alunos do
1.º ciclo e formaram o primeiro e-book Leitura em três ciclos. Histórias originais.
Ainda em 2012/2013,
procedeu-se à criação de novas histórias originais, iniciadas, desta vez, pelas
turmas do 7.º ano, continuadas pelas do 5.º e concluídas pelas turmas do 4.º ano
de escolaridade.
No presente ano letivo
(2013/2014), procede-se à ilustração das histórias elaboradas no ano letivo
anterior, por alunos de 5 anos da educação pré-escolar (em virtude de as
educadoras terem demonstrado esse interesse), para ser criado o segundo
livro digital de Leitura em três ciclos.
Histórias originais, que será publicado no início de junho, sob a
responsabilidade da professora bibliotecária, através da ferramenta virtual
tecnológica Calaméo e da sua
divulgação através do blogue da BE e da página do agrupamento, favorecendo-se a
continuidade e perpetuação da sua leitura, num envolvimento
da comunidade educativa e da sociedade cibernauta.
Entretanto,
decorre o processo de criação textual coletiva/turma de novas histórias
originais e respetiva leitura, iniciadas pelas turmas do 5.º ano, continuadas
pelas do 7.º ano e finalizadas pelas turmas do 3.º ano de escolaridade. Estas
histórias serão ilustradas e integrarão o terceiro livro digital, em
2014/2015.
Muitos parabéns, a todos os
alunos envolvidos, pelo seu entusiasmo e empenho, e aos professores
colaboradores e parceiros neste projeto enriquecedor de articulação pedagógico/curricular
e de trabalho colaborativo, fomentador do aperfeiçoamento de competências da
leitura e das literacias textuais e tecnológicas!"
Minervina Dias
Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Resende
Sem comentários:
Enviar um comentário