segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ano Internacional da Luz 2015



A 20 de dezembro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na sua 68º sessão proclamou 2015 o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas na Luz (IYL 2015).
Este Ano Internacional foi iniciativa de um grande consórcio de organismos científicos, juntamente com a UNESCO, e irá reunir muitas e diferentes partes interessadas, incluindo uniões e sociedades científicas, instituições de ensino, plataformas de tecnologia, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado.
Ao proclamar um Ano Internacional sobre o tema Ciência da Luz e respetivas aplicações, as Nações Unidas reconheceram a importância de aumentar a consciencialização global sobre a forma como as tecnologias à base de luz promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para desafios energéticos, educação, agricultura e saúde. 


A Luz desempenha um papel vital na nossa vida diária e é uma disciplina transversal da ciência no século XXI. Revolucionou a medicina, abriu a comunicação internacional via Internet, e continua a ser primordial para efetuar a ligação entre os aspetos culturais, económicos e políticos da sociedade global.
Como o presidente da Comissão de Coordenação do IYL 2015 John Dudley explica: "O Ano Internacional da Luz é uma oportunidade tremenda para garantir que políticos internacionais e partes interessadas estejam cientes do potencial de resolução de problemas da tecnologia da luz. Temos agora uma oportunidade única de aumentar a consciencialização global para este facto.

Sem comentários:

Enviar um comentário