quinta-feira, 3 de abril de 2014

AE de Sande- Projeto Vita C


"O projeto “Vita C” do Agrupamento de Escolas de Sande, enquadra-se no respetivo Projeto Educativo no âmbito dos princípios: Criação de condições que promovam o sucesso educativo de todos os alunos, especialmente daqueles que se encontram em situação de risco de exclusão social e escolar; construção de uma escola-comunidade, promotora de uma ação educativa de qualidade; Desenvolvimento de Planos e Projetos, quer de âmbito nacional quer ao nível do Agrupamento, com vista à melhoria dos resultados escolares, ao sucesso educativo e à resolução de problemas específicos, diagnosticados em determinadas áreas disciplinares e/ou anos escolares; e Educar para a ciência, de que se destacam os objetivos: 
Neste contexto, este projeto assume especial relevância pela articulação e continuidade/complementaridade com outros projetos que também promovem o aproveitamento dos recursos naturais da região, como: “Faz-te à escola”, que tem como objetivo principal preservar e melhorar os espaços interiores e exteriores à escola sob o ponto de vista estético, qualidade de vida e melhorar o aspeto comportamental dos alunos a nível da vertente intra e interpessoal; “Eco Escolas”, que apela à reciclagem de materiais, à reutilização dos mesmos e à preferência de produtos biológicos que não contenham aditivos nem conservantes, contrariando a excessiva publicidade de refrigerantes através do recurso a uma máquina de sumos (de laranja).








No entanto, salienta-se o reforço deste projeto atribuído à sensibilização para o recurso às ciências experimentais e à utilização de uma metodologia científica como processo privilegiado da aquisição do conhecimento e aproveitamento e desenvolvimento sustentado dos recursos naturais da região, contribuindo para a melhorias das condições de vida das pessoas e o equilíbrio ecológico. Assim, será, também, uma mais-valia na promoção da aprendizagem das ciências e motivação dos alunos pelas áreas tecnológicas.

Com este projeto, procura-se que o envolvimento dos alunos no desenvolvimento de trabalhos de grupo eminentemente de caráter prático experimental, com recurso a metodologia científica, mobilizando diferentes áreas curriculares, seja incluída de forma constante, perseverante e persistente na na resolução de problemas do quotidiano."



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