O recente estudo Atlas da Educação: contextos sociais e
locais do sucesso e insucesso- Portugal 1991-2012, desenvolvido pela
Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com o
CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova e liderado pelo
Professor David Justino, apresenta a evolução dos principais indicadores de
desempenho da Educação em Portugal nos últimos 20 anos. Partindo de uma base
nacional e concelhia, o estudo procurou identificar problemas e espaços
de intervenção, hierarquizar
prioridades e compreender a forma como em contextos diversos os mesmos
resultados podem provir de fatores distintos.
A investigação assentou na
comparação da evolução dos resultados dos censos de 1991, 2001 e 2011, sendo as
conclusões apresentadas no documento que se divide em cinco capítulos
principais: a escolarização da população portuguesa, abandono e insucessos
escolares, resultados escolares e contextos locais, síntese e recomendações. Neste
último capítulo, e tendo em conta os resultados obtidos em cada dimensão
analisada, os investigadores apresentam um conjunto de recomendações que
pretendem servir de base ao debate e à tomada de decisão relativamente a futuras
políticas públicas da educação portuguesa, entre as quais destacamos:
- As
medidas de prevenção e combate ao abandono e insucesso escolares devem assentar
no princípio da descentralização, possibilitando-se dessa forma a implementação
de estratégias diferenciadas e uma maior mobilização da comunidade e das
instituições locais na prossecução de objetivos comuns;
- As famílias, as comunidades locais, as
autarquias e as empresas têm um contributo a dar para o aumento das expetativas
de sucesso dos alunos, não devendo estas centrar-se exclusivamente nas escolas
e nos professores;
- O
abandono precoce poderá ser atenuado através de uma melhor regulação da
transição da escola para o mercado de trabalho;
- O
primeiro ciclo do ensino básico e a aposta na qualidade das aprendizagens
deverão ser o foco de atenção, apostando-se numa cultura preventiva;
- Os
baixos níveis de abandono e os bons resultados obtidos em alguns concelhos permitem
perceber que os determinismos socioeconómicos podem ser contornados, desde que
a mobilização dos recursos e das vontades estejam
bem definidas;
- A
procura de eficácia deve centrar-se nos concelhos que combinam elevada
concentração urbana com elevados riscos de insucesso e abandono.
Com os
mesmos propósitos são também apresentados alertas/problemas que devem ser tidos
em consideração, entre os quais:
- A articulação das aprendizagens é um problema identificado entre
diferentes ciclos de ensino e observável a diferentes escalas potenciando a
segmentação das aprendizagens;
- A retenção nos primeiros quatro anos de escolaridade é um fatores
de insucesso e de abandono com repercussões no desempenho dos alunos nos anos posteriores;
- Os custos reais para o sistema de ensino da retenção e do
abandono devem ser avaliados e a cultura da retenção deve ser repensada.
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