terça-feira, 15 de abril de 2014

Atlas da Educação: contextos sociais e locais do sucesso e insucesso

O recente estudo Atlas da Educação: contextos sociais e locais do sucesso e insucesso- Portugal 1991-2012, desenvolvido pela Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com o CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova e liderado pelo Professor David Justino, apresenta a evolução dos principais indicadores de desempenho da Educação em Portugal nos últimos 20 anos. Partindo de uma base nacional e concelhia, o estudo procurou identificar problemas e espaços de intervenção, hierarquizar prioridades e compreender a forma como em contextos diversos os mesmos resultados podem provir de fatores distintos.
A investigação assentou na comparação da evolução dos resultados dos censos de 1991, 2001 e 2011, sendo as conclusões apresentadas no documento que se divide em cinco capítulos principais: a escolarização da população portuguesa, abandono e insucessos escolares, resultados escolares e contextos locais, síntese e recomendações. Neste último capítulo, e tendo em conta os resultados obtidos em cada dimensão analisada, os investigadores apresentam um conjunto de recomendações que pretendem servir de base ao debate e à tomada de decisão relativamente a futuras políticas públicas da educação portuguesa, entre as quais destacamos:
- As medidas de prevenção e combate ao abandono e insucesso escolares devem assentar no princípio da descentralização, possibilitando-se dessa forma a implementação de estratégias diferenciadas e uma maior mobilização da comunidade e das instituições locais na prossecução de objetivos comuns;





 - As famílias, as comunidades locais, as autarquias e as empresas têm um contributo a dar para o aumento das expetativas de sucesso dos alunos, não devendo estas centrar-se exclusivamente nas escolas e nos professores;
- O abandono precoce poderá ser atenuado através de uma melhor regulação da transição da escola para o mercado de trabalho;
- O primeiro ciclo do ensino básico e a aposta na qualidade das aprendizagens deverão ser o foco de atenção, apostando-se numa cultura preventiva;
- Os baixos níveis de abandono e os bons resultados obtidos em alguns concelhos permitem perceber que os determinismos socioeconómicos podem ser contornados, desde que a mobilização dos recursos e das vontades estejam bem definidas;
- A procura de eficácia deve centrar-se nos concelhos que combinam elevada concentração urbana com elevados riscos de insucesso e abandono.

Com os mesmos propósitos são também apresentados alertas/problemas que devem ser tidos em consideração, entre os quais: 
- A articulação das aprendizagens é um problema identificado entre diferentes ciclos de ensino e observável a diferentes escalas potenciando a segmentação das aprendizagens;
- A retenção nos primeiros quatro anos de escolaridade é um fatores de insucesso e de abandono com repercussões no desempenho dos alunos nos anos posteriores;
- Os custos reais para o sistema de ensino da retenção e do abandono devem ser avaliados e a cultura da retenção deve ser repensada.

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