terça-feira, 22 de abril de 2014

Fórum XXI: Sucesso escolar: vamos focar-nos no mais importante?

"No passado dia 10 de abril de 2014 o Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses em estreita colaboração com a AMA- Fénix promoveu um encontro de professores com alguns ilustres convidados que encheram o Fórum XXI, em Marco de Canaveses de partilhas e saberes em torno do grande tema Mais Sucesso Escolar.
 De facto, este é um tema bastante abrangente e durante a parte da manhã foi possível ter à conversa o Dr. Joaquim Azevedo, o Dr. Vítor Verdelho, acompanhado de Delfim Fernandes e a Dr.ª Luísa Moreira, Coordenadora do Projeto Fénix.
Sucesso escolar: vamos focar-nos no mais importante? foi o ponto de partida para uma interessante reflexão sobre o tema. O Dr. Joaquim Azevedo desafiou o auditório a centrar-se no essencial: o verdadeiro compromisso do professor com a aprendizagem dos seus alunos. Já o Dr. Vítor Verdelho relembrou que na escola há três áreas fundamentais: o conhecimento, as atitudes e as aptidões. A auto motivação, o saber quem somos, o que queremos e para onde vamos, levou à apresentação de Delfim Fernandes, ex-jogador de futebol profissional, que prestou o seu testemunho sobre o papel importante da escola ao longo da sua vida e de como foi  possível conciliar sucesso escolar com uma intensa e brilhante atividade desportiva. Finalmente a Dr.ª Luísa Moreira relembrou algumas linhas orientadores que estão na base do projeto Fénix e salientou como podem e são fundamentais para o tão desejado sucesso escolar de todos os alunos.



 A parte da tarde foi igualmente enriquecedora. O Dr. José Luís Gonçalves, diretor da ESPF, partilhou com todo o auditório a importância da descentração e a empatia como princípios orientadores da ação pedagógica, uma vez que criam dois valores fundamentais: hospitalidade e, sobretudo, respeito, não só pelo aluno, como também  pelas suas dificuldades. Para finalizar o Seminário e com a boa disposição que lhe é característica, o Dr. João Gouveia, abordou o tema “avaliação”. Sendo este um dos campos mais difíceis em educação, a abordagem foi feita, inicialmente à escala mundial, já que tudo é passível de avaliação e é, de facto, avaliado. Sendo um tema que marca gerações e tendências, tendo, consequentemente, um papel fundamental na vida de todos, o orador deixou no ar uma frase que nos fará certamente refletir " É preciso mudar alguma coisa, para que tudo fique na mesma!"
Um auditório cheio de profissionais e de boas partilhas, que certamente servirão de motivação para um papel cada vez mais exigente e simultaneamente tão importante: ser professor. A mudança vem de dentro, é preciso que cada um de nós se descentralize para hospedar da melhor forma possível os nossos alunos no sucesso."


Olga Faria

(Coordenadora do TEIP Marco de Canaveses)

Sem comentários:

Enviar um comentário