"No dia
8 de abril realizou-se um encontro InterTEIP's sobre "Práticas de
diferenciação pedagógica e trabalho colaborativo no âmbito do Português",
na Universidade Católica do Porto (UCP).
Este
encontro promovido pela UCP permitiu- nos partilhar práticas e reflectir sobre
questões com que diariamente nos deparamos nas nossas Escolas, tendo sido muito
enriquecedor para todos os presentes.
O professor
Paulo Oliveira, professor do 1º ciclo do ensino básico do nosso Agrupamento de
Escolas, participou neste encontro com uma intervenção sobre "(IN)Sucessos
na iniciação de leitura e escrita: a importância do desenvolvimento da
linguagem". Da sua intervenção sobressaiu a importância dos primeiros anos
de escolaridade no desenvolvimento de competências essenciais à leitura e à
escrita. O sucesso escolar dos alunos poderá ser condicionado pelo seu
desenvolvimento linguístico, pelo que é premente averiguar e despistar,
precocemente, perturbações associadas a problemas de linguagem. Partilhou a sua
experiência profissional de 26 anos, focando-a nestes últimos anos e nos seus
alunos, em particular. Destacou o trabalho desenvolvido pelos educadores no
ensino pré-escolar e pelos docentes no 1º ciclo do ensino básico, no que
concerne à implementação articulada de estratégias que visam resolver
perturbações de linguagem. Contudo e com frequência, verifica-se a necessidade
de prestação de apoio especializado, nomeadamente de terapia da fala, a qual
constitui a diferença no trabalho desenvolvido com crianças que apresentam
problemas de linguagem ao nível fonológico. Exemplificou situações de crianças
com desenvolvimento cognitivo normal mas com problemas de linguagem, que após
intervenção terapêutica, constituem casos de sucesso escolar. O tema abordado
suscitou questões e a apresentação de opiniões por parte do público presente,
que muito contribuíram para a análise desta problemática que merece uma
reflexão cuidada por parte de todos."
Carla Costa
Agrupamento
de Escolas de Resende
Sem comentários:
Enviar um comentário