segunda-feira, 31 de março de 2014

“É entrar, é entrar que o espetáculo vai começar.”- AE Manuel da Maia

Fecham-se as luzes e abrem-se as cortinas ao som dos trovões. Do meio do fumo surge o “velho” diretor do Circo…
Assim começa o espetáculo de Circo que resultou do desafio lançado pelo Agrupamento de Escolas Manuel da Maia à sua comunidade. Partindo do zero, alunos, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e técnicos especializados construíram o Circo Manuel da Maia.
Cerca de 120 pessoas entre artistas, técnicos de luz e som, assistentes de palco, assistentes de sala, caracterizadores e aderecistas fizeram nascer um pequeno sonho que, durante 40 minutos, transportou no Natal o imaginário de duas plateias de uma comunidade escolar que (re) descobriu ali capacidades, motivação e orgulho em pertencer à Escola.
Mas a ambição era grande e o projeto não estava apenas virado para dentro. 1000 bilhetes foram “vendidos” a custo de uma ajuda em bens essenciais para instituições parceiras que enquadram crianças e jovens mães, o que permitiu o sorriso a mais algumas pessoas numa época tão especial como deve ser o Natal.
O Circo fechou mas o projeto já não era só “nosso”. Os pedidos para reposição eram constantes e outras escolas questionavam agora como poderiam também elas vir ao Circo.
Dia 4 de Abril foi a data escolhida e o Circo volta a descer à “cidade”. A cortina vai voltar a abrir e o velho diretor de circo a entrar rodeado pelo fumo. Um espetáculo que mais uma vez se vai dirigir também para fora, desta feita angariando fundos para o projeto Nariz Vermelho que leva sorrisos às crianças hospitalizadas e que comemora o seu dia, precisamente a 4 de Abril.
“É entrar, é entrar que o espetáculo vai começar.”

"Espreitar a Escola"- AE Dra.Laura Ayres

"Atividade ESPREITAR A ESCOLA, que se vai realizar, pelo 4º ano consecutivo, na escola sede do agrupamento. Tempo de festa e de partilha, encontro de saberes e de sabores, concentramos, nesta escola, todas as turmas, naquela que é a mostra mais criativa e mais completa do trabalho que realizamos."

Conceição Bernardes
Diretora




sexta-feira, 28 de março de 2014

Conferências-1ºCiclo do ensino básico- o que é essencial aprender?




O Congresso Internacional “Fortalecer as relações em Intervenção Precoce (IP através do método Video Hometraining/Video Interaction Guidance (VHT/VIG) em Portugal”

O congresso decorrerá nos dias 9 e 10 de Maio e visará a partilha e discussão de práticas relevantes à Intervenção Precoce, entre as quais o método VHT/VIG. 



Workshop Arte-Terapia: Imaginação e Criatividade


Vai decorrer no próximo dia 05 de abril de 2014, no Centro de Formação Avançada Comenius no Porto, um Workshop de sensibilização à Arte-Terapia, com técnicas para o desenvolvimento pessoal e para uma experiência de criatividade em contato com o seu mundo sensível.
O Workshop destina-se a profissionais e estudantes das áreas de Psicologia, Artes/Design, Sociologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Educação, Medicina, Animação Cultural, e todos os interessados na Arte-Terapia (maiores de 18 anos)

A Escola da Geração Digital: Desorientação, Criatividade e Inovação - ciclo de conferências 2014


O Centro de Formação de Educação e Inovação dos Profissionais de Educação - Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura (Cenfipe), em colaboração com a Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, promove, em 2014, um ciclo de conferências subordinado ao tema "A Escola da Geração Digital: Desorientação, Criatividade e Inovação".

As conferências encontram-se programadas para as seguintes datas e localidades:
5 de abril - Arcos de Valdevez;
24 de maio - Ponte da Barca;
25 de outubro - Paredes de Coura;
29 de novembro - Ponte de Lima.




Francis Obikwelu, Nelson Évora e Rui Silva vão estar na 10.ª edição do Mega Sprinter

Têm início hoje à noite no Estádio da Bela Vista no Parchal, em Lagoa, as jornadas da fase final do Mega Sprinter 2014, uma das provas de atletismo consideradas como um ponto alto do Desporto Escolar. Serão cerca de 900 alunos do Ensino Básico e Secundário a competir em quatro escalões etários Infantis A /B, Iniciados e Juvenis, oriundos das cinco áreas educativas do continente e da Região Autónoma dos Açores.O Mega Sprinter é desenvolvido em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo para a deteção de novos talentos, tendo como referência a velocidade. Quase toda a população estudantil a nível nacional passa por esta atividade aliciante e muito enriquecedora que surgiu na escola com uma implementação ao nível das fases Mega-Turma, Mega-Escola, prosseguindo no apuramento feito pela Coordenação Local até ao finalíssimo Mega Nacional, envolvendo nas diferentes fases para cima de 200 mil alunos, do 5.º ano ao 12.º ano, e estando neste momento em fase de alargamento aos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo. O Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, vai estar presente durante as provas que contam ainda com as presenças dos atletas olímpicos Francis Obikwelu, Nelson Évora e Rui Silva, entre outras individualidades do mundo da educação e do desporto. 


quinta-feira, 27 de março de 2014

Linha do professor- informação sobre sexualidade juvenil


No dia 1 de abril de 2014, o Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família, vai lançar a linha do professor.
Trata-se de um recurso para a implementação de projetos a desenvolver ou já existentes nos agrupamentos de escolas na área da Educação Sexual.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Agrupamento de Escolas de Resende promove iniciativa “Separar e reciclar para proteger”


A Eco-Brigada do Agrupamento de Escolas de Resende, no âmbito do Projeto Design for Change Portugal, promoveu a iniciativa “Separar e Reciclar para Proteger” entre os dias 20 e 21 de março. Poderemos inseri-la no eixo de intervenção 4, na relação com a Comunidade, na medida em que através deste projeto conseguimos envolver a Comunidade Educativa e algumas entidades em defesa do ambiente, tendo contribuído para formação pessoal da Comunidade Educativa. Paralelamente e num outro sentido, conseguimos motivar os nossos alunos, tornando-os interventivos face aos problemas que eles vão detetando e que, neste caso particular, tentaram solucionar, bem como desenvolver competências nas áreas da expressão e drama proporcionando-lhes simultaneamente a possibilidade de aplicarem conhecimentos adquiridos em relação ao ambiente, separação de resíduos e reciclagem.
A iniciativa contou com a participação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo dos Centros Escolares de S. Martinho de Mouros, S. Cipriano e Resende, que dramatizaram a peça intitulada “Separar e Reciclar para Proteger” seguindo-se uma palestra sobre a mesma temática, proferida por Patrícia Cabral, Técnica da Resinorte (no dia 20 de março), e por Carla Pinto, Técnica da Câmara Municipal de Resende.
 A Vereadora da Educação, Sandra Pinto, que esteve presente no evento, salienta que “este tipo de iniciativas devem ser mais vezes repetidas, pois as crianças conseguem detetar problemas e são capazes de encontrar soluções para esses problemas. É preciso dar-lhes voz e perceber as soluções que eles têm para os problemas que vão surgindo, nomeadamente na área do ambiente. Um pequeno gesto pode fazer a diferença, porque são os gestos todos juntos que vão criar uma mudança."

segunda-feira, 24 de março de 2014

AE Ordem de Sant´Iago parceiro na V Feira/ Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal

Este ano, a Escola Básica 2,3 e Secundária da Bela Vista foi anfitriã da “V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal”.
Os dias 18 e 19 de março significaram, para todos os que participaram, um momento de aprendizagem e inspiração na melhoria das bibliotecas escolares, na eterna tentativa de as adequar ao tempo presente.
Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares e em parceria com o Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, significou um enriquecedor trabalho de coarticulação entre entidades, nomeadamente: os serviços da Câmara Municipal de Setúbal que estiveram diretamente envolvidos na organização; a Biblioteca Municipal de Setúbal, destacando-se o Dr. José António Calixto - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e a Dr.ª Lígia Águas; os Professores Bibliotecários do concelho de Setúbal e o Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares – João Paulo Proença.
Fundamental também se apresentou o trabalho de organização local, no AVEOS, contando com a colaboração dos alunos da turma do curso profissional de Eventos, da professora Zulmira Passeira (diretora de turma), do professor Pedro Florêncio
(o diretor), da professora Eugénia Pinela (adjunta da equipa diretiva), da Andreia Guerra (animadora sociocultural) e do mediador Hélder, da D. Celeste e D. Lina (assistentes operacionais); assim como das professoras bibliotecárias Ana Vaz e Fátima Pereira.

Muito elogiada foi a simpatia e elegância dos alunos da turma de eventos que conduziram os participantes, oradores e convidados do portão da escola ao local de receção. Os referidos alunos, assumiram o secretariado, apoiaram os coffebreak’s, assim como a dinâmica inerente ao auditório. Vestidos a rigor, impressionaram e proporcionaram uma qualidade de alto nível ao evento, estando de parabéns!

Concurso Treelympics


O Concurso Treelympics 2014 é um concurso dirigido a crianças e jovens do ensino básico e secundário, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, bem como a toda a comunidade educativa em geral, promovido no âmbito do Programa Environment Online (Ambiente online) - ENO.
Environment Online (Ambiente online) - ENO é uma escola virtual global em rede para o desenvolvimento sustentável, a qual teve o seu início em 2000. Este programa promove dois dias anuais de plantação de árvores, o Eno Tree Planting Day, que ocorrem a 22 de maio, dia da biodiversidade, e a 21 de setembro dia internacional da paz. O primeiro ENO Tree Planting Day teve lugar a 21 de setembro de 2004.
Para celebrar os 10 anos do ENO Tree Planting Day vai decorrer um concurso para a plantação de árvores a nível individual, por escola e país – as Treelympics 2014– em que serão consideradas todas as árvores plantadas no período de 20 março a 24 outubro de 2014.

Prémio Científico IBM

A IBM Portugal instituiu em 1990 o Prémio Científico IBM, com a finalidade de distinguir trabalhos de elevado mérito no campo das Ciências da Computação, estimulando jovens investigadores portugueses a divulgarem os seus trabalhos.
A IBM pretendeu com esta iniciativa, que será continuada, estimular os jovens investigadores, promovendo a divulgação dos seus trabalhos e fomentar o relacionamento entre as comunidades industriais, académica e da investigação científica.
A este Prémio pode concorrer qualquer cidadão português, ou residente em Portugal comprovadamente há pelo menos 3 anos, com menos de 36 anos de idade em 31 de Dezembro do ano a que o Prémio se refere.
Os trabalhos, que têm obrigatoriamente de ser submetidos em Língua Portuguesa e em nome individual, são avaliados por um júri constituído por um grupo de cientistas portugueses de elevado prestígio internacional e reconhecidamente líderes das principais áreas do conhecimento a que o Prémio Científico IBM está associado, e por um representante da Companhia IBM Portuguesa.

Publicação eTwinning 2013

Foi divulgada a publicação eTwinning 2013, um ebook que dá voz, visibilidade e reconhecimento ao trabalho que os embaixadores eTwinning desenvolvem nos seus países.
Os novos eTwinners encontrarão aqui informação prática de como iniciar uma experiência eTwinning e aqueles que já conhecem o projeto terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Seminário - Avaliação externa e qualidade das aprendizagens

Irá realizar-se no dia 01 de abril, no auditório do Conselho Nacional de Educação o seminário “Avaliação externa e qualidade das aprendizagens”, que visa fazer um balanço e analisar os desafios colocados à avaliação do desempenho dos alunos:  
-esclarecer conceitos e clarificar finalidades;
-refletir sobre as relações entre as várias modalidades de avaliação;
-identificar as escolas, os professores, os alunos, os pais, a comunidade científica e a administração educativa como interlocutores centrais neste processo;
-aferir e enquadrar os efeitos da avaliação externa nas práticas docentes, na avaliação interna e no modo como se ensina e como se aprende;
-discutir formas de leitura e de apropriação de resultados que visem a evolução sustentada do ensino, da aprendizagem e da avaliação. 
Fonte

Geometrias´14

Vai decorrer nos dias 17 e 18 de maio de 2014 o Geometrias'14 na Escola de Tecnologias e Arquitectura do ISCTE-IUL e terá como tema aglutinador "Geometrias: novos desafios na investigação, na educação e na prática".
A articulação entre as Geometrias mais complexas e as mais avançadas tecnologias digitais tem permitido introduzir novas abordagens multidisciplinares no ensino, na investigação e na prática profissional das áreas criativas que lhes estão relacionadas.
Professores, investigadores e estudantes partilharão as suas investigações e experiências sobre as novas abordagens pedagógico-didácticas das diferentes Geometrias e do Desenho.
As inscrições decorrem até 18 de abril de 2014.



Workshop no âmbito do Projeto Scientix 2

No âmbito do Projeto Scientix 2 vai realizar-se a 29 de abril de 2014, na escola Secundária Emídio Navarro-Almada, um workshop, destinado a professores dos grupos de recrutamento 500 e 510, sobre a temática Aprender Física e Matemática por Modelação Computacional.
Este Workshop, organizado pela Direção-Geral da Educação, e dinamizado pelo Professor Doutor Vitor Teodoro, pretende familiarizar os professores com o uso de modelação e outras técnicas para melhorar o ensino da Física e da Matemática nas nossas escolas.
Este Projeto, organizado pela European Schoolnet (EUN), consiste numa comunidade destinada à promoção da educação científica, criada com o objetivo de facilitar a divulgação regular e a partilha de conhecimentos e de boas-práticas na educação científica em toda a União Europeia.
O Scientix está aberto a professores, investigadores, decisores políticos, pais e todos os interessados na educação científica. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Seminário Fénix – Escolas empreendedoras, líderes e lideranças: atuais desafios


Decorreu em Lisboa, no dia 12 de Março, o Seminário Fénix Escolas empreendedoras, líderes e lideranças: atuais desafios, que incidiu sobre a reflexão e discussão em torno dos atuais desafios colocados às escolas e ainda sobre o papel preponderante que as lideranças escolares assumem face a esses desafios.   
O Painel de oradores caraterizou-se pela diversidade integrando investigadores, académicos, diretores de escolas e um representante da Inspeção Geral da Educação e Ciência. O debate foi assim enriquecido pelas experiências de vários atores que visionam a educação de diferentes perspetivas.                                         Um dos oradores presentes foi o Professor José Biscaia, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, da Amadora, que integra o Programa TEIP. Enquanto líder de um agrupamento que se carateriza por um elevado número de alunos em risco de abandono e insucesso escolar considerou importante apostar em ofertas diversificadas de educação e formação, tendo efetuado as diligências necessárias para decidir em que áreas profissionais investir. Esta aposta tem sido um sucesso, a que não é indiferente a preocupação em proporcionar estágios ao longo dos cursos e em acompanhar o seu desenrolar, de forma muito próxima. O agrupamento tem atualmente 70 parceiros (empresas e outras entidades) que empregam cerca de 200 ex-alunos.

Agrupamento de Escolas de Avis- Feira dos Produtos


terça-feira, 18 de março de 2014

Alunos do Agrupamento de Escolas TEIP de Fernando Pessoa entre os melhores classificados nas Olimpíadas de Biologia Júnior

O Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa tem nove alunos entre os melhores classificados do 9.º ano, nas Olimpíadas de Biologia Júnior. Estes encontram-se apurados para a 2ª eliminatória que irá decorrer no dia 31 de Março. Da 2.ª eliminatória serão apurados os 10 melhores alunos do 9.º ano, que serão convidados a estar presentes na Cerimónia de Entrega de Prémios (07 de junho) das Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2014, juntamente com os alunos apurados da categoria sénior. Este ano a iniciativa teve a participação de 9000 estudantes provenientes de 319 escolas, à qual se acrescentam mais de 7000 estudantes de 249 Escolas na categoria sénior da Olimpíada.


A EPIPSE felicita os alunos pelos excelentes resultados alcançados nesta 1ª eliminatória.



Semana da Leitura na Escola Secundária de S. Pedro da Cova

"Escola Secundária de S. Pedro da Cova comemora a 8.ª edição da “Semana da Leitura” (de 17 a 21 de Março), que, em 2014, tem como tema central “A Língua Portuguesa”.
A Biblioteca escolar faz convergir um conjunto de atividades associadas à leitura, à escrita e à fala em Língua Portuguesa. Os painéis expositivos apresentam uma visão sobre a “Língua Portuguesa no mundo”, revelam os “grandes autores da lusofonia” e incidem sobre questões linguísticas do quotidiano. 
Se Eça de Queirós deu o pontapé de saída para a “Semana da Leitura” com uma tertúlia interdisciplinar em volta da sua obra “A Cidade e as Serras”, José Saramago fechará o pano numa sessão fílmica e performativa realizada pelos alunos de 12º ano, sob orientação do professor Herlânder Santos. 
Para lembrar o “Dia Mundial da Poesia”, destaca-se a sessão sobre poesia brasileira nordestina para alunos do ensino secundário e orientada pelos docentes Paulo Morgado e Clarinda Santos.
Num projeto que já vai na sua 10.ª edição, a Biblioteca promove mais uma vez o concurso “Poemas Soltos”, numa iniciativa conjunta das bibliotecas escolares concelhias e que se materializa na publicação de uma antologia poética e numa grandiosa cerimónia de entrega de prémios.
A “Semana da Leitura” convida também uma turma (9ºC) à descoberta da Biblioteca Municipal de Gondomar, podendo assistir a uma peça de teatro apresentada por alunos de outra escola do concelho e a aceder a uma feira do livro especializada em publicações para leitores juvenis."

Albina Dinis (Coordenadora TEIP) 


Conferência: Diversity and Citizenship Education in Global Times

Promovida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, a conferência decorrerá no dia 9 de abril e será dinamizada pelo professor James Banks (especialista em estudos sociais de educação e em educação multicultural). Face a um mundo cada vez mais globalizado, onde os fenómenos de imigração se acentuam, e consequente, as sociedades acolhem um maior número de diversidades culturais, étnicas, raciais, linguísticas e religiosas é exigida uma nova reflexão, sobre aos conceitos de cidadania e de educação para a cidadania. A conferência pretende descrever os desafios para a cidadania causados ​​por esta diversidade e como a educação para a cidadania deve ajudar os alunos a desenvolver identificações culturais, nacionais, regionais e globais de reflexão e conhecimento. 

Ciclo de Conferências: Escolas e Processos de Construção da Identidade Juvenil

O Ciclo de Conferências Escolas e Processos de Construção da Identidade Juvenil, promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, terá no dia 20 de Março como tema -O trabalho social em escolas TEIP, na qual participarão os Agrupamentos de Escolas D.Dinis e o Bairro Padre Cruz. No total, o Instituto promoverá quatro conferências nos meses de março e maio.
Mais informações                                                                                                            





segunda-feira, 17 de março de 2014

Encontro para a promoção da saúde na Escola

Vai ter lugar no próximo dia 10 de abril de 2014, no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, o 12º Encontro para a Promoção da Saúde na Escola.
Este Encontro é um momento privilegiado de reflexão conjunta entre profissionais da educação e da saúde, abordando temas pertinentes.


Voluntários da Leitura

O projeto Voluntários de Leitura, promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.
Este projeto propõe-se lançar novas iniciativas e a aprofundar os efeitos das que já existem, congregando em rede cidadãos e instituições e potenciando parcerias internacionais. 
Veja aqui


Medições de Eratóstenes

O NUCLIO convida as Escolas TEIP a participar na repetição das medições de Eratóstenes, no dia 21 de Março. Este evento será uma colaboração nacional (Matemática do Planeta Terra) e internacional com o apoio do Open Discovery Space e Galileo Teacher Training Program.

Festa das Estrelas e Science on Stage Portugal

A edição da Festa das Estrelas será dedicada a dois projetos: Science on Stage e Go-lab. No âmbito do Go-lab (Laboratórios online para o ensino), terá lugar uma formação com a participação de parceiros da Grécia, Reino Unido e Alemanha. Os participantes terão oportunidade de utilizar laboratórios remotos, simulações (SimAula) e Science Center toGo.
Inscrições 

Lembrete: NUCLIO procura escolas pilotos para os seus projetos

Open Discovery Space - http://opendiscoveryspace.eu/

Inspiring Science Education - http://inspiringscience.eu/


Lembrete: Concursos NUCLIO e Programa ERASMUS+

O NUCLIO convida as escolas a participar em vários desafios:
Dark Skies Rangers Internacionalhttp://dsr.nuclio.pt/concurso/
Open Discovery Space -http://www.ods-contests.eu/the-ods-contest/rules-of-participation/ 

Relembramos ainda a possibilidade de se inscreverem no Programa Erasmus+. O NUCLIO juntamente com os seus parceiros internacionais tem uma seleção interessante de oportunidades em países europeus:

Toda a informação está disponível na página: https://plus.google.com/u/0/events/cm4jf71o3un8grobmdt4kbb86ak


Plataforma dedicada à divulgação dos projetos de jornalismo escolar

A Direção-Geral da Educação lançou, em maio de 2013, uma plataforma dedicada à divulgação dos projetos de jornalismo escolar levados a cabo pelas escolas portuguesas.Pretende-se não só apoiar, como fazer a divulgação de boas práticas de utilização de jornais em contexto educativo, dando conta do trabalho realizado pelos docentes, nas escolas, com os seus alunos.Nesta plataforma, as escolas poderão ainda aceder à divulgação de ferramentas e conteúdos que as habilitem a fazer a edição digital dos seus jornais, dando origem a novos formatos ou, até, a novos projetos.Os professores coordenadores dos projetos de Jornal Escolar poderão registar no formulário disponível em http://jornaisescolares.dge.mec.pt o jornal que dinamizam no seu agrupamento / escola. Findo o processo de registo, o Jornal, após aprovação, será publicado numa ficha específica e ficará visível para os utilizadores.
O cartaz da iniciativa pode ser descarregado para impressão a cores ou preto e branco,em http://jornaisescolares.dge.mec.pt/files/2013/04/cartaz_jornais_escolares_dge.pdf
Convidam-se todas as escolas a registar os seus projetos de Jornal escolar. Qualquer pedido de esclarecimento pode ser realizado por correio eletrónico para:



sexta-feira, 14 de março de 2014

Na procura de melhores práticas e de mais sucesso educativo


A Micro-rede de Escolas de TEIP - constituída pelos agrupamentos de escolas de D. Pedro I; de Frazão; de Paço de Sousa; de Pinheiro; de D. Sancho I; de Sande; de Óscar Lopes; de Paredes e de Cristelo - participou na apresentação do projeto Melhores Práticas, mais Sucesso Educativo, da autoria do Agrupamento de Escolas de Pedome, que teve lugar no dia 19 de fevereiro de 2014, na escola Secundária D. Sancho I, na cidade de Famalicão.
Com a apresentação deste projeto de diferenciação pedagógica, a subdirectora e a coordenadora do 1º ciclo do ensino básico, com o apoio de alguns professores que o vivenciam todos os dias, quiseram mostrar que a mudança educativa é possível se houver condições, empenho, dedicação e vontade de proporcionar melhores aprendizagens aos alunos.
De evidenciar os principais objetivos que nortearam a realização deste projeto nos contextos educativos das escolas do 1º ciclo, no referido agrupamento:
i)      promover o sucesso educativo e prevenir o abandono escolar;
ii)     proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos;
iii)    utilizar os recursos humanos disponíveis de modo adequado à realidade educativa;
iv)    promover a prática reflexiva e a colaboração entre os docentes;
v)     promover a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos professores na escola;
vi)    partilhar com a comunidade educativa local os resultados produzidos;

riocEAnos- Dos Rios aos Oceanos: percursos entre muitas histórias


Dos Rios aos Oceanos: percursos entre muitas histórias é um projeto pedagógico concebido e desenvolvido pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental- no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).

As ações previstas neste projeto pretendem contribuir para a partilha e visibilidade das atividades educativas que contemplem conteúdos relacionados com a água, rios, mares e oceanos, enquadradas no âmbito das diretivas e políticas da “União Europeia: sustentabilidade e uso eficiente de recursos”.

Os temas abordados nas diferentes ações incluem, entre outros, as alterações climáticas e a sustentabilidade energética; a biodiversidade e o equilíbrio ecológico dos meios aquáticos; os impactes da poluição dos rios, mares e oceanos; a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos; os usos e costumes e as tradições; as manifestações culturais e artísticas; o património cultural e ambiental.

Concurso "Prova 10"

A relevância das provas finais dos cursos profissionalizantes para a transição da escola para o mercado de trabalho é o tema do Concurso “Prova 10”, que pretende premiar os 10 melhores trabalhos que ilustrem, através de texto ou vídeo, a experiência adquirida com o projeto de avaliação final de curso.

O Concurso, que decorre até 30 de abril de 2014, destina-se a todos os jovens que tenham realizado uma Prova de Aptidão Profissional, Artística ou de Avaliação Final no âmbito de uma formação profissionalizante, entendida como qualquer modalidade formativa de nível secundário que proporcione uma qualificação de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações. Acrescem a estas ofertas, os cursos de ensino artístico especializado de dança e de música, de nível 3.

Esta iniciativa, cuja organização pertence à Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), pretende refletir a forma como o ensino profissional confere aos jovens competências específicas e únicas, próximas do contexto de trabalho e necessárias para uma inserção mais eficaz no mundo profissional de hoje e de amanhã, não excluindo a possibilidade de prosseguimento de estudos de nível superior.

Plano Nacional de Leitura: VII Conferência Internacional

O Plano Nacional de Leitura promove nos dias 3 e 4 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, a VII Conferência Internacional. Esta terá como foco o tema Ciências de Leitura- Leituras da Ciência, abordando e debatendo questões relacionadas com a leitura, as diferentes literacias e a construção de conhecimento. 




quinta-feira, 13 de março de 2014

Escolas TEIP no Projeto “Para um melhor 2014”

"Dia 28 de fevereiro de 2014 a Fundação Luís Figo (FLF) e a Direcção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência, estiveram no Agrupamento de Escolas Mães D`Água, Amadora para dar continuidade ao Projeto “Para um melhor 2014”, que visa contribuir para promover o sucesso e prevenir o abandono escolar, junto dos jovens que frequentam escolas em bairros problemáticos.
Esta iniciativa decorreu no Agrupamento de Escolas Mães D`Água, escola anfitriã, contou ainda com a presença das restantes escolas TEIP envolvidas no projeto, a saber; Escola Secundária da Belavista, Escola Secundária D.João V; Escola Secundária de Santo António; Escola Secundária do Cerco; Escola Secundária Inês de Castro e Escola Secundária António Nobre.
Foram entregues prémios aos alunos que no ano letivo 2012/13 apresentaram o melhor resultado escolar e o melhor esforço e progresso, nos seus estudos. No total foram premiados 16 alunos, sendo 8 alunos devido à excelência dos resultados alcançados e os restantes pelo seu progresso.
A Fundação Luís Figo tem vindo a acompanhar desde 2011, ano em que iniciaram o 10º ano de escolaridade, estes cerca de 120 alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, das escolas incluídas no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), do Ministério da Educação e Ciência.
O melhor aluno de cada turma no presente ano letivo, 2013/14 terá um financiamento da Fundação Luís Figo para que possam frequentar o ensino superior, financiando as suas propinas na totalidade."

Jorge Gomes

Diretor do Agrupamento de Escolas de Mães D`Água 

Crosse Nacional em Portalegre

O Parque Industrial de Portalegre vai acolher no dia 15 de março de 2014, as provas de Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar, os Corta-Matos Nacionais Curtos da Federação Portuguesa de Atletismo e o Corta-Mato da Federação Académica do Desporto Universitário, prevendo-se um elevado número de participantes. Para mais informações consulte o Dossier de Imprensa em anexo.
Para mais informações 

Guia Geral de Exames 2014

O Júri nacional de Exames já tem disponível para consulta o Guia Geral de Exames 2014 - Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior.
Aceda aqui

segunda-feira, 10 de março de 2014

Contextos socioeconómicos desfavorecidos e estratégias de prevenção do abandono escolar

De acordo com a teoria da circunscrição e compromisso de Gottfredson (2002), as crianças provenientes de contextos menos favorecidos começam a eliminar as suas opções de carreira entre os 9 e os 13 anos. Nessa altura, argumenta-se que abandonam a "fantasia" e começam a tornar-se mais conscientes de potenciais restrições sobre a sua escolha profissional. Algumas dessas barreiras relacionam-se com:
- as perceções decorrentes das suas condições socioeconómicas;
- fatores aliados à  baixa auto- estima e ao medo de correr riscos;
-perceções (muitas vezes não testadas) sobre a sua falta de capacidades académicas.

Como resultado, as crianças perdem a motivação pelo seu percurso escolar e autolimitam as suas experiências e opções profissionais. Estas constatações sugerem que estratégias adequadas podem ter um impacto positivo no combate a estereótipos e limitações que as crianças criam para si mesmas.

A implementação de programas escolares que se orientem para aprendizagens relacionadas com a ligação entre educação-qualificações e oportunidades de trabalho têm o potencial de diminuir as restrições decorrentes do capital cultural limitado, ampliando horizontes e incentivando os alunos a pensar para além das ocupações familiares ou da realidade que conhecem.



Norma 01/JNE/2014:Instruções para a Inscrição de Provas Finais e Exames Nacionais

O Júri Nacional de Exames já tem disponível para consulta a Norma 01/JNE/2014, com as instruções para a Inscrição de Provas Finais e Exames Nacionais.
Consulte

Portugal regista evolução positiva em relação à desistência precoce do sistema escolar

O número de alunos que abandonam a escola antes de terminar o secundário é cada vez menor, constituindo esta uma luta que tem vindo a ser ganha pela educação portuguesa. A Taxa de Desistência Precoce é menor nas raparigas (14,5%) comparativamente à dos rapazes (23,6%). No ano passado, uma em cada sete raparigas entre os 18 e os 24 anos abandonou os estudos sem concluir o ensino secundário. No caso dos rapazes, um em cada quatro desistiu de estudar sem concluir o mesmo nível de ensino.                                                                               Apesar de a evolução ser mais positiva no caso das raparigas, se comparado com anos anteriores, verificamos que a taxa de abandono nos rapazes também baixou significativamente; por exemplo, em 2001, mais de metade dos rapazes entre os 18 e os 24 anos não concluiu o 12º ano, enquanto que em 2011 esse número baixou quase para metade (28,2%). Em relação às raparigas, em dez anos passamos de 36,7% para 18,1. Em duas décadas, a taxa de abandono precoce em Portugal diminuiu 29,2%. Neste sentido, ao longo das últimas décadas, Portugal tem feito progressos positivos em relação ao abandono precoce de educação e formação, ficando cada vez mais próximo da média europeia, apesar de ainda não ser suficiente; A União Europeia definiu que um valor inferior a 10% de jovens a abandonar o ensino antes de terminar o secundário, é a meta definida para 2020. Países como a Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, República Checa e Suécia já atingiram esse objetivo. Apesar da evolução registada na última década, Portugal ainda está dez pontos percentuais abaixo da média europeia.

Fontes: Jornal O Público, notícia publicada em 8/03/2014
             Sol, notícia online publicada em 10/03/2014