quarta-feira, 26 de março de 2014

Agrupamento de Escolas de Resende promove iniciativa “Separar e reciclar para proteger”


A Eco-Brigada do Agrupamento de Escolas de Resende, no âmbito do Projeto Design for Change Portugal, promoveu a iniciativa “Separar e Reciclar para Proteger” entre os dias 20 e 21 de março. Poderemos inseri-la no eixo de intervenção 4, na relação com a Comunidade, na medida em que através deste projeto conseguimos envolver a Comunidade Educativa e algumas entidades em defesa do ambiente, tendo contribuído para formação pessoal da Comunidade Educativa. Paralelamente e num outro sentido, conseguimos motivar os nossos alunos, tornando-os interventivos face aos problemas que eles vão detetando e que, neste caso particular, tentaram solucionar, bem como desenvolver competências nas áreas da expressão e drama proporcionando-lhes simultaneamente a possibilidade de aplicarem conhecimentos adquiridos em relação ao ambiente, separação de resíduos e reciclagem.
A iniciativa contou com a participação dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo dos Centros Escolares de S. Martinho de Mouros, S. Cipriano e Resende, que dramatizaram a peça intitulada “Separar e Reciclar para Proteger” seguindo-se uma palestra sobre a mesma temática, proferida por Patrícia Cabral, Técnica da Resinorte (no dia 20 de março), e por Carla Pinto, Técnica da Câmara Municipal de Resende.
 A Vereadora da Educação, Sandra Pinto, que esteve presente no evento, salienta que “este tipo de iniciativas devem ser mais vezes repetidas, pois as crianças conseguem detetar problemas e são capazes de encontrar soluções para esses problemas. É preciso dar-lhes voz e perceber as soluções que eles têm para os problemas que vão surgindo, nomeadamente na área do ambiente. Um pequeno gesto pode fazer a diferença, porque são os gestos todos juntos que vão criar uma mudança."


Este projeto surgiu a partir de um convite que o Agrupamento de Escolas de Resende recebeu para participar num concurso promovido pela associação High Play, no âmbito do projeto Design for Change Portugal. Este projeto é um movimento global que foi concebido com o objetivo de dar às crianças e jovens a oportunidade de expressarem as suas ideias à volta do tema- criação de um mundo melhor- implementá-las e partilhá-las" 
O Agrupamento aceitou este desafio e ouviu os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Os problemas detetados foram alguns, mas o que se destacou mais foram os problemas relacionados com as questões ambientais, chegando-se à conclusão que neste área ainda há muito por fazer. Neste contexto foram surgindo propostas, por parte dos alunos, da dramatização de uma peça, da realização de palestras, da sensibilização da população local através do contacto direto e da elaboração de uma música, nascendo, assim, o projeto a que se deu o nome Eco-Brigada.
De referir que a concretização do projeto só foi possível com a colaboração de toda a comunidade escolar, nomeadamente dos Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, responsáveis pela dramatização e música, da Professora bibliotecária, Minervina Dias, autora da peça, dos Professores titulares, dos Pais, da Resinorte e da Câmara Municipal de Resende. 
Para os próximos dias 25 e 27 de março, em S. Martinho de Mouros e S. Cipriano, está prevista a realização de campanhas de sensibilização junto da comunidade local, por parte dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Resende, acompanhados pelas Técnica da Resinorte, Patrícia Cabral. 
A Eco-brigada do Agrupamento de Escolas continua em ação, tendo conseguido reunir sinergias que visam dar sustentabilidade ao projeto que desenvolveram. 

Sem comentários:

Enviar um comentário