sexta-feira, 14 de março de 2014

Na procura de melhores práticas e de mais sucesso educativo


A Micro-rede de Escolas de TEIP - constituída pelos agrupamentos de escolas de D. Pedro I; de Frazão; de Paço de Sousa; de Pinheiro; de D. Sancho I; de Sande; de Óscar Lopes; de Paredes e de Cristelo - participou na apresentação do projeto Melhores Práticas, mais Sucesso Educativo, da autoria do Agrupamento de Escolas de Pedome, que teve lugar no dia 19 de fevereiro de 2014, na escola Secundária D. Sancho I, na cidade de Famalicão.
Com a apresentação deste projeto de diferenciação pedagógica, a subdirectora e a coordenadora do 1º ciclo do ensino básico, com o apoio de alguns professores que o vivenciam todos os dias, quiseram mostrar que a mudança educativa é possível se houver condições, empenho, dedicação e vontade de proporcionar melhores aprendizagens aos alunos.
De evidenciar os principais objetivos que nortearam a realização deste projeto nos contextos educativos das escolas do 1º ciclo, no referido agrupamento:
i)      promover o sucesso educativo e prevenir o abandono escolar;
ii)     proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos;
iii)    utilizar os recursos humanos disponíveis de modo adequado à realidade educativa;
iv)    promover a prática reflexiva e a colaboração entre os docentes;
v)     promover a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos professores na escola;
vi)    partilhar com a comunidade educativa local os resultados produzidos;


A legislação em vigor, mais concretamente o Decreto-Lei nº 176/2012 e o Despacho normativo nº7/2013, postula que, sempre que forem detetadas dificuldades na aprendizagem do aluno, são obrigatoriamente tomadas medidas que permitam prevenir o insucesso e o abandono escolares, constituindo-se temporariamente grupos de homogeneidade relativa dando a oportunidade de implementar projetos próprios que valorizem as boas experiências e promovam práticas colaborativas tendo em conta os recursos humanos e materiais disponíveis.
Perante este contexto legislativo, os professores juntaram-se, reflectiram e traçaram um conjunto de ações fundamentais para o arranque do projeto nas salas de aula:
i)      apresentação do projeto aos órgãos de gestão e aos encarregados de educação de todas as turmas;
ii)     levantamento das dificuldades dos alunos e dos professores;
iii)    formação temporária de grupos de homogeneidade (grupos A e B), respeitando os critérios de seleção elaborados para o efeito;
iv)    distribuição dos professores de apoio educativo pelos grupos formados – no projeto estes professores são identificados como professores colaboradores da/na aprendizagem dos alunos e com igual responsabilidade ao do professor titular de turma;
v)     planificação semanal dos conteúdos e supervisão pedagógica;
vi)    elaboração de reajustamentos nos horários dos professores e a mobilidade dos alunos nos grupos;
vii)   realização de acções de capacitação nas áreas específicas como estratégia de aprendizagem docente.

É de salientar, neste processo mutativo, a importância de os professores se inteirarem do poder da prática reflexiva e da colaboração profissional na melhoria da prática pedagógica.
Neste ponto de vista, a reflexão promove uma formação de professores que assenta numa perspetiva prática, em que o professor é reconhecido como um profissional que desempenha um papel ativo na formulação dos propósitos e objetivos do seu trabalho como dos meios para o atingir e com capacidades para produzir as suas próprias teorias, contribuindo para uma base codificada de conhecimentos do ensino ao longo da sua carreira profissional.
Por sua vez, em educação, a colaboração é definida como um processo de aprendizagem ou de formação profissional que ocorre nos contextos das escolas e que permite a troca de experiências e a análise crítica do trabalho dos professores que está a ser realizado para que resulte em crescimento profissional.
Consciente da importância destes momentos de partilha de experiências e saberes, esta micro-rede pretende reunir-se periódica e alternadamente pelos diferentes agrupamentos que a constituem, ficando um agrupamento responsável pela dinamização da sessão seguinte.
É intenção deste grupo de escolas TEIP tornar este espaço de reflexão e partilha num processo formativo creditado que certifique a participação dos professores nestes encontros pedagógicos.
Assim, consciencializada do caminho a seguir, esta micro-rede de escolas TEIP arrisca transformar-se numa comunidade aprendente!
Sandrina Fortes
Rosalinda Herdeiro

(Agrupamento de Escolas de Pedome)

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