quarta-feira, 19 de março de 2014

Seminário Fénix – Escolas empreendedoras, líderes e lideranças: atuais desafios


Decorreu em Lisboa, no dia 12 de Março, o Seminário Fénix Escolas empreendedoras, líderes e lideranças: atuais desafios, que incidiu sobre a reflexão e discussão em torno dos atuais desafios colocados às escolas e ainda sobre o papel preponderante que as lideranças escolares assumem face a esses desafios.   
O Painel de oradores caraterizou-se pela diversidade integrando investigadores, académicos, diretores de escolas e um representante da Inspeção Geral da Educação e Ciência. O debate foi assim enriquecido pelas experiências de vários atores que visionam a educação de diferentes perspetivas.                                         Um dos oradores presentes foi o Professor José Biscaia, Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, da Amadora, que integra o Programa TEIP. Enquanto líder de um agrupamento que se carateriza por um elevado número de alunos em risco de abandono e insucesso escolar considerou importante apostar em ofertas diversificadas de educação e formação, tendo efetuado as diligências necessárias para decidir em que áreas profissionais investir. Esta aposta tem sido um sucesso, a que não é indiferente a preocupação em proporcionar estágios ao longo dos cursos e em acompanhar o seu desenrolar, de forma muito próxima. O agrupamento tem atualmente 70 parceiros (empresas e outras entidades) que empregam cerca de 200 ex-alunos.
As diversas intervenções sublinharam que, hoje em dia, a(s) liderança(s) das escolas se debatem com a constante mutação da sua realidade, quer através da chegada de alunos com caraterísticas diversas, das novas formas de organização familiar ou da evolução das expetativas face à escola, por exemplo. No entanto, apesar de todas as demandas a que a escola está sujeita, uma liderança eficaz deve sempre “liderar para a melhoria das aprendizagens”, percebendo as necessidades dos que dela fazem parte – alunos, docentes, pessoal não docente, pais e encarregados de educação – assim como da comunidade envolvente e tentando encontrar as soluções mais adequadas. 




Sem comentários:

Enviar um comentário