segunda-feira, 10 de março de 2014

Contextos socioeconómicos desfavorecidos e estratégias de prevenção do abandono escolar

De acordo com a teoria da circunscrição e compromisso de Gottfredson (2002), as crianças provenientes de contextos menos favorecidos começam a eliminar as suas opções de carreira entre os 9 e os 13 anos. Nessa altura, argumenta-se que abandonam a "fantasia" e começam a tornar-se mais conscientes de potenciais restrições sobre a sua escolha profissional. Algumas dessas barreiras relacionam-se com:
- as perceções decorrentes das suas condições socioeconómicas;
- fatores aliados à  baixa auto- estima e ao medo de correr riscos;
-perceções (muitas vezes não testadas) sobre a sua falta de capacidades académicas.

Como resultado, as crianças perdem a motivação pelo seu percurso escolar e autolimitam as suas experiências e opções profissionais. Estas constatações sugerem que estratégias adequadas podem ter um impacto positivo no combate a estereótipos e limitações que as crianças criam para si mesmas.

A implementação de programas escolares que se orientem para aprendizagens relacionadas com a ligação entre educação-qualificações e oportunidades de trabalho têm o potencial de diminuir as restrições decorrentes do capital cultural limitado, ampliando horizontes e incentivando os alunos a pensar para além das ocupações familiares ou da realidade que conhecem.



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