segunda-feira, 24 de março de 2014

AE Ordem de Sant´Iago parceiro na V Feira/ Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal

Este ano, a Escola Básica 2,3 e Secundária da Bela Vista foi anfitriã da “V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal”.
Os dias 18 e 19 de março significaram, para todos os que participaram, um momento de aprendizagem e inspiração na melhoria das bibliotecas escolares, na eterna tentativa de as adequar ao tempo presente.
Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares e em parceria com o Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, significou um enriquecedor trabalho de coarticulação entre entidades, nomeadamente: os serviços da Câmara Municipal de Setúbal que estiveram diretamente envolvidos na organização; a Biblioteca Municipal de Setúbal, destacando-se o Dr. José António Calixto - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas e a Dr.ª Lígia Águas; os Professores Bibliotecários do concelho de Setúbal e o Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares – João Paulo Proença.
Fundamental também se apresentou o trabalho de organização local, no AVEOS, contando com a colaboração dos alunos da turma do curso profissional de Eventos, da professora Zulmira Passeira (diretora de turma), do professor Pedro Florêncio
(o diretor), da professora Eugénia Pinela (adjunta da equipa diretiva), da Andreia Guerra (animadora sociocultural) e do mediador Hélder, da D. Celeste e D. Lina (assistentes operacionais); assim como das professoras bibliotecárias Ana Vaz e Fátima Pereira.

Muito elogiada foi a simpatia e elegância dos alunos da turma de eventos que conduziram os participantes, oradores e convidados do portão da escola ao local de receção. Os referidos alunos, assumiram o secretariado, apoiaram os coffebreak’s, assim como a dinâmica inerente ao auditório. Vestidos a rigor, impressionaram e proporcionaram uma qualidade de alto nível ao evento, estando de parabéns!




De grande sucesso foi também a sessão de abertura, marcada pela atuação dos “BelaBatuke”, sob a orientação das professoras de Educação Musical Rosa Nunes e Elsa Mobilha. Um enorme Parabéns também para eles!



No átrio da EB2,3/S Bela Vista esteve patente uma exposição de trabalhos realizados pelas Bibliotecas Escolares do concelho de Setúbal.






A “V Feira/Seminário” decorreu no auditório da escola e contou com a presença de cerca de 100 pessoas em cada dia, que tiveram a oportunidade de assistir a várias palestras cujo tema aglutinador foi “Aprender com a biblioteca escolar” com oradores de renome, sendo seus exemplos: o Dr. Jorge Rio Cardoso, do Banco de Portugal e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, o Dr. Carlos Folhais, da Universidade de Coimbra, o Dr. Paulo Leitão, da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.





O último painel do seminário ficou marcado pela apresentação “a minha biblioteca em 2 minutos”, feita por todos os professores Bibliotecários das escolas do concelho de Setúbal onde todos mostraram o que de melhor se tem feito nas suas bibliotecas, superando-se sob a tónica carismática da criatividade! 
No dia 18 de março, à noite, teve lugar um “breve momento cultural” que contou com a participação de alguns agrupamentos da cidade de Setúbal, nomeadamente, o AVEOS e que, proporcionaram aos presentes, na Casa da Baía, um singular e enriquecedor final de noite.





Sem comentários:

Enviar um comentário